O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo, 12, em todo o País. Na Unip Vergueiro, na região central de São Paulo, os candidatos enfrentaram um calor de quase 40 ºC e improvisaram um leque para poder suportar as altas temperaturas. As aglomerações no local começaram por volta das 11h30 e se mantiveram até às 13h, horário em que os portões foram fechados.
- Terra terá correção comentada e gabarito extraoficial do 2º dia do Enem a partir das 18h00; fique ligado
Em dia de quase 40ºC, candidatos improvisam leque e temem calor no 2º dia do Enem em SP pic.twitter.com/8Vv1Vha4n8
— Terra (@Terra) November 12, 2023
O calorão é uma das principais preocupações dos estudantes. "Na semana passada os ventiladores da sala estavam desligados", disse Guilherme Amorim, de 23 anos, que disse ter vindo com bastante água para se manter hidratado durante às 5h de prova. "Vamos torcer para que hoje estejam ligados, porque está muito quente."
Essa é a segunda fez que Guilherme participa do Enem em busca de uma vaga na graduação de Ciências da Computação. Ele, que é morador de Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo, levou mais de duas horas para conseguir chegar ao local da prova. "Peguei a lotação até Guaianases por volta das 10h45, depois fui até Itaquera, de Itaquera até a Sé e, por fim, da Sé até a Vergueiro."
Apesar da distância, ele está otimista com relação ao resultado do exame. Diferentemente de Ellen de Oliveira Mangueira, de 21 anos. "Estou um pouquinho mais nervosa hoje por causa das questões exatas. Não me dou bem com números. Sou ansiosa e justamente para não ter uma crise de ansiedade lá dentro, eu prefiro aguardar aqui fora", disse a estudante que mora na Zona Leste do estado e pretende utilizar a pontuação do exame para ingressar nos cursos de Lazer e Turismo.
Portões fechando na Unip Vergueiro, que recebe o 2º dia de Enem pic.twitter.com/gsmkeOdSmE
— Terra (@Terra) November 12, 2023
Mas para ajudar os candidatos a superarem a tensão e o calor, um grupo cristão formado por universitários marcaram presença na porta da Unip-Vergueiro oferecendo água gratuita, oração, caneta e doces. "Já passamos por isso e queremos retribuir", diz uma das integrantes.
2º dia do Enem
Os participantes terão cinco horas para fazer as provas de Ciências da Natureza (45 questões) e Matemática (45 questões). Os portões foram abertos ao meio-dia e serão fechados às 13h (horário de Brasília). A prova começa às 13h30 e vai até às 18h30.
Mais de 3,9 milhões de candidatos estão inscritos no Enem deste ano; cerca de 2,8 milhões compareceram à prova no último domingo, que cobrou conhecimentos de linguagens, ciências humanas e a redação.
Os candidatos vão precisar segurar a ansiedade pelos resultados oficiais. De acordo com o cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o gabarito oficial vai ser divulgado em 24 de novembro.
Na prática, o Enem se tornou o principal caminho para o ensino superior no Brasil. As notas das provas podem ser usadas para concorrer às vagas em universidades públicas pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu), às bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Se o candidato faltou ao primeiro dia do Enem, ainda é possível fazer as provas de hoje. Mas essa nota servirá apenas como autoavaliação e não poderá ser usada em processos seletivos para ingresso no ensino superior. Se a falta ocorrer no segundo dia, o candidato poderá se inscrever no Sisu, ProUni e Fies, mas terá uma nota mais baixa devido à realização de apenas um dia de prova.
Em relação à distância do local de prova, o candidato poderá solicitar a nova aplicação nos dias 12 e 13 de dezembro se foi alocado a mais de 30 quilômetros de sua residência. Para isso, ele deve preencher um formulário específico na Página do Participante entre 13 e 17 de novembro. O Inep analisará cada pedido individualmente para avaliar a reaplicação.