Existem duas formas de calcular a média do Enem: média aritmética e média ponderada. A primeira é usada para o ProUni e o Fies, enquanto a segunda é usada no SiSU. No caso do ProUni e do SiSU, são exigidas médias mínimas de 450 pontos.
Uma das maiores dúvidas que os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem é como calcular a média. Essa dúvida é muito comum porque é com essa média que é possível saber se o estudante conseguirá disputar vagas em instituições públicas pelo SISU, concorrer ao ProUni, que oferece bolsas em universidades particulares, ou pedir um financiamento pelo Fies.
Por isso, para os estudantes que querem entender quais são suas chances nos programas oferecidos pelo governo, saber como calcular a média do Enem é fundamental!
Por que calcular a média do Enem?
O Enem é usado como base para a aprovação de alunos em faculdades públicas e privadas que são oferecidas por meio de programas do governo.
Por isso, calculá-lo é uma maneira de entender se será possível buscar a aprovação no curso ou na universidade desejada.
A nota do Enem é utilizada em três programas do governo: o SISU, o ProUni e o Fies.
- O SiSU (Sistema de Seleção Unificada) faz a seleção de estudantes para instituições de ensino superior federais e estaduais em todo o país;
- O ProUni (Programa Universidade para Todos) distribui bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda;
- O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa que oferece crédito estudantil (empréstimos) para que estudantes possam custear sua faculdade.
Além disso, a nota do Enem também pode ser usada para o ingresso em faculdades particulares sem a necessidade de prestar o vestibular.
Como saber a nota do Enem?
Saber a nota do Enem é fácil. Basta acessar a Página do Participante, fazer o login e consultar seu Boletim de Desempenho Individual.
Lá estarão as notas das provas de:
- Ciências da Natureza;
- Ciências Humanas;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Redação.
Como calcular a média do Enem?
Apesar da dúvida de "como calcular a média do Enem" ser algo comum, podemos te garantir: fazer esse cálculo é bem mais fácil do que parece!
Basta seguir esses passos simples:
- Consulte seu Boletim de Desempenho Individual;
- Anote as cinco notas recebidas;
- Some as notas;
- Divida por 5.
Digamos que Sabrina, uma estudante que prestou o Enem, teve as seguintes notas na prova:
- Ciências da Natureza: 710
- Ciências Humanas: 800
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 807
- Matemática e suas tecnologias: 567,05
- Redação: 890
Basta somar essas cinco notas e dividir o resultado por 5.
Então, teríamos:
710 + 800 + 807 + 567,05 + 890 = 3774,05
3774,05/5 = 754,81
Ou seja, a média dessa estudante foi 754,81.
Porém, na hora de se inscrever no SISU, você irá descobrir que as notas têm pesos diferentes. Isso é feito para garantir que o estudante que quer se matricular em uma graduação tenha os conhecimentos necessários para cursá-la.
Geralmente, as notas têm pesos diferentes no SISU. Mas, isso não significa que o cálculo da média será mais difícil. Siga esse passo a passo para calcular a média ponderada:
- Consulte seu Boletim de Desempenho Individual;
- Anote as cinco notas recebidas;
- Consulte os pesos que cada nota tem para a aprovação no curso;
- Multiplique cada nota por seu respectivo peso;
- Some os resultados;
- Divida o resultado pela soma dos cinco respectivos pesos.
Vamos à um exemplo. Digamos que Sabrina quer estudar Medicina e vai se candidatar para o curso pelo SISU. Ela descobriu que as notas tem os seguintes pesos:
- Ciências da Natureza: 3
- Ciências Humanas: 2
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 2
- Matemática e suas tecnologias: 2
- Redação: 1
O primeiro passo é multiplicar a nota pelos pesos. Então teremos:
- Ciências da Natureza: 710 x 3 = 2.130
- Ciências Humanas: 800 x 2 = 1.600
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 807 x 2 = 1.614
- Matemática e suas tecnologias: 567,05 x 2 = 1.134,10
- Redação: 890 x 1 = 890
Portanto, temos quanto cada nota vale se multiplicado pelo seu peso correspondente. Agora, vamos somar esses resultados:
2.130 + 1.600 + 1.614 + 1.134,10 + 890 = 7.368,10
Então, vamos fazer a soma dos pesos.
3 + 2 + 2 + 2 + 1 = 10
Agora, basta dividir a soma das notas pela soma dos pesos.
7.368,10/10 = 736,81
Ou seja, a média de Sabrina para o curso de medicina escolhido foi de 736,81.
Achou difícil? Fique tranquilo: o próprio sistema do SiSU faz o cálculo da média ao concorrer a algum curso.
Qual é a nota do Enem para passar no SISU, no ProUni ou no Fies?
Depende. É comum que as médias mudem de acordo com os anos, os cursos escolhidos, a modalidade de concorrência (cotas ou não), as faculdades e o desempenho dos inscritos.
SiSU
Para cursos mais concorridos, é comum que a média seja acima de 700 pontos (em Medicina chega a 800). Em cursos menos disputados é possível conseguir uma vaga com média de 600 pontos.
ProUni
O ProUni exige média mínima de 450 pontos no Enem e nota acima de zero na redação. As bolsas em cursos mais concorridos, como Medicina, Engenharias e Direito, ficam com os participantes com as melhores médias.
Fies
O Fies também exige média de 450 pontos no Enem, sendo aceitas todas as edições a partir de 2010, e nota acima de 400 na redação. A renda familiar mensal do estudante não pode passar de 3 salários mínimos por pessoa.
Agora que você já sabe como calcular sua média do Enem, acesse o Terra Educar para saber mais informações sobre o Exame, incluindo como fazer uma redação nota mil no Enem e os conteúdos que caem no Enem!