As inscrições para o maior "vestibular" do país estão abertas! Entre 5 e 16 de junho, pessoas de todo o Brasil podem se inscrever para o Enem 2023. O processo é simples, e preparamos um passo a passo para te ajudar. Ainda assim, é comum que surjam dúvidas no caminho, seja sobre como efetuar o pagamento ou a respeito de quem pode pedir atendimento especializado. Já se perguntou, por exemplo, como saber se sua inscrição no Enem foi confirmada?
Caso esteja com essa dúvida, o GUIA DO ESTUDANTE te ajuda! Consultamos o edital do exame para saber a partir de qual momento, exatamente, você pode se considerar inscrito no Enem 2023. Confira!
Inscrição concluída com sucesso
É só quando aparece na tela a mensagem " inscrição concluída com sucesso" que o candidato pode respirar aliviado. A partir deste momento, ele não precisa fazer mais nada: apenas aguardar a divulgação do cartão com o local de prova.
Esse recado, no entanto, nem sempre aparece no mesmo momento para todos os inscritos. A gente explica.
Para os que foram contemplados com a isenção da taxa nesta edição, a mensagem aparece logo no final do processo de inscrição, quando o candidato acaba de preencher todos os dados.
Para os pagantes, no entanto, o recado que aparece no final é " Inscrição aguardando o pagamento da GRU". A partir daí, ele precisa logar com o Gov.br para ter acesso à guia do pagamento, que pode ser feito via pix, boleto ou cartão de crédito até o dia 21 de junho - lembrando que é preciso ficar atento aos horários limite de compensação pelo banco.
+ Como pagar a taxa de inscrição do Enem 2023?
Quanto tempo demora para confirmar a inscrição do Enem?
O edital do exame afirma que a inscrição do Enem só será confirmada quando o pagamento da taxa for processado pela instituição bancária, o que pode levar de três a cinco dias.
Não terão a inscrição confirmada candidatos que:
- Realizarem o pagamento fora do prazo - ou seja, após o horário limite no dia 21 de junho
- Efetuarem um pagamento menor que o valor da taxa, de R$ 85
- Efetuarem o pagamento por outras vias que não sejam as opções apresentadas pelo Inep