São Paulo não terá cobrança de tarifa nas passagens de transporte público neste domingo, 3, das 9h até 21h. Os usuários de metrô, trens e ônibus estão isentos devido ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A gratuidade se repete no próximo domingo, 10, quando é realizado o segundo dia de provas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a Secretaria de Transportes Metropolitanos, para ter a gratuidade na tarifa não será necessário apresentar comprovante de escolaridade ou qualquer outra documentação, é só embarcar.
Os portões dos locais de prova do ENEM abrem às 12h e serão fechados às 13h. Por causa da chuva que recaiu sobre São Paulo no sábado, 3, 10 mil imóveis -- comerciais e residenciais -- estão sem fornecimento de energia. Ainda não se sabe se as provas serão aplicadas mesmo em locais que estão sem luz.
O término da prova neste primeiro dia está previsto para às 19h. Já no segundo domingo, 10, às 18h30.
A CPTM e o Metrô afirmaram em nota ao jornal Folha de S. Paulo que, se necessário, vagões reserva serão adicionados para reforçar a oferta no sistema. "Haverá também reforço no quadro de funcionários de atendimento nas estações para orientar os estudantes", diz um trecho do comunicado.
A EMTU, por sua vez, informou que a programação das linhas intermunicipais seguirá o habitual cronograma. Apenas terá reforço se houver necessidade.
Cerca de 4,3 milhões de candidatos devem participam do primeiro dia do ENEM. Além da redação, os candidatos serão submetidos às provas de linguagens e ciências humanas.