O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando! Este ano, a prova ocorre nos dias 5 e 12 de novembro no Brasil inteiro. E se você é estudante e vai prestar o exame, é de extrema importância saber como organizar o seu tempo durante as cinco horas para conseguir acertar o máximo de questão possíveis.
Em geral, o objetivo da maioria dos estudantes que irão prestar o Enem é o mesmo: garantir uma vaga na faculdade. Para isso, é necessário ter a melhor estratégia de divisão de tempo para resolver as 145 questões, divididas entre os dois domingos.
Redação
No primeiro dia de exame, além das 90 questões, o candidato também terá que escrever a redação. Alguns professores acreditam que começar a prova pela redação é o ideal. Isso porque o estudante estaria com o raciocínio mais rápido e conseguirá desenvolver melhor o texto.
Por outro lado, outros profissionais acreditam que seja interessante revezar entre algumas questões e a redação. No entanto, não existe necessariamente uma regra para isso. Mas lembre-se: reserve, pelo menos, uma hora para o desenvolvimento da redação.
Demais questões
Normalmente, algumas questões demandam mais tempo e valem mais que as outras. De acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), algumas perguntas têm pontuação maior. Portanto, é importante começar com as perguntas mais fáceis, com o objetivo de acerta-las.
O profissonal Anderson Rodrigues, diretor pedagógico do colégio Oficina do Estudante tem algumas dicas para os estudantes. Segundo ele, é importante realizar três leituras da prova. Isso porque na primeira vez, o estudante pode resolver as questões mais fáceis. Na segunda, responder àquelas que ficou em dúvida e por último, as mais longas ou mais difíceis.
O Enem é longo e não é simples. Por isso, é importante manter a calma e fazer a prova com tranquilidade. Boa sorte!