Candidatos que fizeram o primeiro dia do Enem 2023 neste domingo, 5, encontraram na prova questões sobre o livro best seller Torto Arado, sobre a ginasta Simone Biles e sobre jogos digitais, os chamados eSports. O primeiro dia do exame é composto por 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma redação dissertativa-argumentativa. Para Vinicius Beltrão, Coordenador de Ensino e Inovações no SAS Educação, a prova deste primeiro dia abordava muitos assuntos necessários à sociedade. "Era uma prova para um aluno pensante, e não para um aluno de memória", completa.
A Inteligência Artificial, que era uma aposta de professores para o tema da redação, acabou aparecendo na prova. A pergunta problematizava a exploração de linguistas contratados para lidar com a tecnologia. Os direitos das mulheres, que pautaram o tema da redação, também apareceram em diversas questões. Uma delas falava a respeito da violência patrimonial e da Lei Maria da Penha e outra sobre as mulheres do Oriente Médio.
- Tema da redação do Enem 2023 é "desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil"
Esporte e os temas sociais
Mais de uma questão da prova tratou de esportes olímpicos - desde os abusos sofridos por Simone Biles e de sua saúde mental até a valorização dos eSports nas competições. Além disso, uma pergunta também falava a respeito da primeira atleta transexual a participar das Olimpíadas, recorda Sabrina Bileski, Coordenadora de Avaliações no SAS Educação.
Ao lado da violência de gênero, o racismo também foi um destaque da prova. Uma das perguntas falava sobre o revisionismo de palavras e expressões racistas, como o termo "mulambo imundo" que aparece em um canto da torcida do Fluminense.
Escritores contemporâneos em alta
No campo da literatura, a prova abordou autores brasileiros contemporâneos: Itamar Vieira Junior, Conceição Evaristo, Jarid Arraes e Roberta Estrela D'Alva, poeta e expoente do movimento slam. Itamar é autor do best seller Torto Arado. Autores do Modernismo, que costumam aparecer em todas as edições, foram menos frequentes este ano.
Confira outros temas cobrados no Enem 2023
- Casamento homoafetivo;
- O cantor Caetano Veloso;
- Envelhecimento populacional;
- Fake News;
- Censura e Ditadura Militar;
- Arquiteta Lina Bo Bardi e machismo;
- Preconceito linguístico;