Oferecimento

Enem 2024: 1º dia tem suposto vazamento, ônibus atolado e Lula bravo

Estudantes fizeram a redação e a outras 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas neste domingo

4 nov 2024 - 05h02
Prova azul do Enem 2024
Prova azul do Enem 2024
Foto: Marcela Coelho/Terra

O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) aconteceu neste domingo, 3. Além da redação, os candidatos foram submetidos às provas de linguagens e ciências humanas. A aplicação teve duração de 5 horas e 30 minutos.

A alta abstenção, um suposto novo vazamento nas redes sociais e até um ônibus de estudantes atolado estão entre os destaques. Veja abaixo as principais notícias que envolvem a principal porta de acesso dos brasileiros ao Ensino Superior.

Publicidade
  • Abstenção

Abstenção no Enem
Foto: Reprodução/Inep

taxa de abstenção neste primeiro dia de prova foi de 26,6%. Dos 4,3 milhões de inscritos, 1,1 milhão de candidatos não compareceram, segundo dados divulgados pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Em 2023, 28,1% dos 3,9 milhões de inscritos não realizaram a prova. 

Segundo o ministro, não foi registrada nenhuma intercorrência grave, mas 4.999 participantes foram eliminados por desrespeitarem as regras previstas em edital. 

Foram registradas ainda 689 ocorrências e problemas logísticos, entre emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas de abastecimento de água. "Tivemos problemas de chuvas no Mato Grosso, mas essas ocorrências não inviabilizaram que os candidatos não realizassem as provas", afirmou o ministro. 

  • Tema da redação

Tema da redação do Enem 2024
Foto: Marcela Coelho/Terra

Neste ano, os alunos tiveram que escrever sobre os “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". A redação tem como objetivo avaliar a capacidade de argumentação e escrita dos candidatos. Os participantes devem desenvolver um texto com até 30 linhas, com base no tema proposto. São exigidas a apresentação de uma tese, argumentação consistente e proposta de solução para o problema abordado.

Publicidade

Com pontuação máxima de 1.000 pontos, a redação tem um peso importante no resultado final do Enem.  Tirar zero impede o uso da nota do exame no ingresso em universidades públicas ou privadas, além de comprometer a chance de conseguir bolsas de estudo ou intercâmbios. 

  • Suposto vazamento

Circularam nas redes sociais imagens da prova do Enem após o início da aplicação. O jornal O Globo teve acesso a imagens do tipo por volta de 16h30 e acionou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova. O problema é que, até 18h30, não é permitido sair do exame com o caderno de questões. Segundo o veículo, a Polícia Federal investiga o caso.

Foram identificadas imagens com o tema da redação, dos textos motivadores e, também, fotos da íntegra de outras questões.

Em coletiva sobre o balanço da prova, o ministro da Educação, Camilo Santana, não deu tantos detalhes sobre o caso, mas informou que "por volta das 16h, uma pessoa tentou sair com o caderno de questões e ela está sendo interrogada e investigada pela Polícia Federal."

Não há indícios de que o suposto vazamento tenha colocado em xeque a segurança do Enem, tampouco tenha favorecido certos estudantes. Isso porque o caso só ocorreu após o início da aplicação das provas, que ocorreu por volta das 13h30.

Publicidade
  • Bronca de Lula

Lula visitou a Sala de Situação e Monitoramento, em Brasília
Foto: Fátima Meira/Enquadrar / Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o responsável por introduzir o Enem como meio do acesso ao ensino superior nas universidades públicas, em 2004, em seu primeiro mandato. Desde então, o petista sempre exalta o Exame Nacional do Ensino Médio.  

Neste domingo, Lula visitou a Sala de Situação e Monitoramento, em Brasília. Na saída, o presidente evitou responder questionamentos da imprensa e saiu do local rapidamente ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana. "Não vou discutir nenhum assunto que não seja educação. Nada. Nem Estados Unidos, nem Venezuela, nem Nicarágua, nem Rússia, nem China. Hoje o assunto é Enem", afirmou, de maneira enfática

  • Chuva x atraso

Enem 2024: estudantes chegam após fechamento dos portões e perdem primeiro dia de prova
Video Player

O tempo fechado foi um desafio para maioria dos estudantes em São Paulo. A chuva não deu trégua na capital paulista e obrigou maior preocupação com a logística. Na Universidade Paulista (UNIP), unidade Água Branca, na Zona Oeste, alguns alunos chegaram 2h antes da abertura dos portões para evitar atraso.

Porém, teve gente que não conseguiu ter a mesma preparação. Um jovem -- que não se identificou-- não conseguiu entrar por pouco tempo, e perdeu a prova. "Eu saí com tempo, mas peguei trânsito na Marginal. Se tivesse mais três minutos eu chegava", disse o rapaz.

Publicidade
  • Vendas fracas

Ambulante lamenta chuva em dia de Enem
Foto: Marcela Coelho/Terra

Há 17 anos trabalhando como vendedor ambulante nas proximidades de um local de aplicação do Enem, no bairro Água Branca, Zona Oeste de São Paulo, José Carlos Santos de Jesus, de 56 anos, conta que "as vendas foram ruins" neste primeiro dia de provas.

Embora tenha sido dia chuvoso na capital paulista, Carlos acredita que esse não seja o motivo para a queda nas vendas este ano. Segundo ele, desta vez os candidatos vieram mais preparados, com canetas, águas e outros alimentos para consumirem durante o exame. 

  • Ônibus atolado

Estudantes passaram sufuco a caminho do local de prova do Enem no Tocantins
Foto: Reprodução/Twitter

Um ônibus que levava estudantes tocantinenses para prestar o primeiro dia de provas do Enem atolou em uma estrada de terra no interior do Estado. Os candidatos saíram da cidade de Lizarda e precisavam viajar 160 quilômetros até chegar em Novo Acordo, para realizar o exame.

Para conseguirem chegar antes do fechamento dos portões, os estudantes tiveram que ajudar no resgate. Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver os jovens descendo do veículo para empurrá-lo.

Publicidade
  • ‘Empurrãozinho’ para chegar no horário

Enem: jovem é 'empurrado' por baixo de portão segundos antes de fechamento para prova
Video Player

Tem vezes que só precisamos de um empurrãozinho, não é mesmo? Um estudante em Cuiabá precisou dessa ajuda extra para não chegar atrasado e perder a prova. Ele passou rolando por debaixo da porta. Do lado de fora, pais, vendedores ambulantes e civis comemoraram o fato do jovem entrar dentro do horário.

  • Apoio de mãe

Inspirada por vídeo, Aidilene Casagrande aproveitou a prova da filha para vender canetas
Foto: Marcela Coelho/Terra

Inspirada por um vídeo que viu no ano anterior, Aidilene Cristina Casagrande dos Santos, de 57 anos, decidiu que, este ano, acompanharia a filha Izabella, de 17 anos, que faria a prova, mas não só como mãe --ela foi como vendedora para ajudar estudantes que pudessem ter esquecido ou precisassem de uma caneta extra.

  • Rita Lee e Game of Thrones na pauta

A prova exigiu conhecimento tanto da cultura popular quanto da cultura erudita, abordando desde Rita Lee até a crítica de Game of Thrones. Outros temas, foram: trecho de A culpa é das Estrelas, de John Green, novelas como A escrava Isaura e Roque Santeiro, questões sobre cultura africana, movimento Black Lives Matter, música Holy War, da cantora americana Alicia Keys, rompimento da barragem do fundão, chegada da pílula anticoncepcional no Brasil nos anos 1960, refugiados e dificuldade de integração na sociedade, Círio de Nazaré (patrimônio histórico no Brasil)

  •  2º dia de prova acontece no próximo domingo, 10

Os estudantes voltarão para realizar o 2º dia do Enem no próximo domingo, 10. Desta vez, a prova será dedicada as questões sobre ciências da natureza e matemática

Publicidade

Assim como neste domingo, os portões de acesso ao ambiente de provas se abrirão às 12h e fecharão às 13h (horário de Brasília). A organização do exame não permitirá entrar após o fechamento. As provas iniciam às 13h30 e devem ser entregues até as 18h30, 30 minutos a menos do que o primeiro dia do exame.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações