Oferecimento

Enem 2024: candidata posta que levou modelo de redação escondido para copiar na prova

A publicação, com a legenda "dica de ouro, meninas", mostra como ela fez para esconder o modelo de redação e não ser flagrada

7 nov 2024 - 15h05
Rascunho da redação do Enem 2024 que candidata escreve o mesmo texto do modelo levado para copiar
Rascunho da redação do Enem 2024 que candidata escreve o mesmo texto do modelo levado para copiar
Foto: Reprodução/TikTok

Uma candidata que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, aplicado no último domingo, 3, publicou nas redes sociais que levou, escondido, ao local de prova um modelo pré-pronto de redação para copiá-lo. 

O post, com a legenda "dica de ouro, meninas", mostra como ela fez para esconder o modelo de redação para não ser flagrada pelos fiscais do exame. A publicação foi feita na rede social TikTok, mas prints viralizaram no X, antigo Twitter. Após a repercussão, ela excluiu a foto. 

Publicidade

No entanto, a candidata fez uma nova publicação em que é possível ler o rascunho da redação entregue por ela no Enem sobre os "Desafios para valorizar a herança africana na cultura brasileira". O texto é igual ao modelo levado para copiar, só mudam as partes que precisavam ser preenchidas de acordo com o tema da redação. O restante do material é genérico para que se encaixe em qualquer assunto cobrado em uma dissertação. O caso foi inicialmente dado pelo g1 e confirmado pelo Terra.

De acordo com o edital do exame, "será eliminado do Enem 2024, a qualquer momento e sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei, o participante que utilizar, ou tentar utilizar, meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros em qualquer etapa". Também causa eliminação "utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame".

O Terra entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, sobre o caso e aguarda retorno. A reportagem também procurou a candidata. O espaço segue aberto para manifestações. 

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se