O prazo para solicitar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começou nesta segunda-feira, 11. Os pedidos podem ser feitos até a próxima sexta-feira, 15, por candidatos que não conseguiram comparecer nas provas por problemas logísticos ou acometidos por doenças infectocontagiosas, como prevê o edital.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A solicitação de reaplicação deve ser feita na Página do Participante. As provas serão realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro. A seguir, tire outras dúvidas e entenda como funciona a reaplicação do Enem.
Quem pode solicitar a reaplicação do Enem?
A reaplicação do Enem pode ser solicitada pelos candidatos que tiveram problemas logísticos, como a falta de energia elétrica, questões de desastres naturais, ou em casos de doenças infectocontagiosas, desde que comprovem com laudo médico. O processo é voltado para garantir que todos os inscritos possam realizar a prova em condições adequadas.
São motivos previstos: covid-19; tuberculose; coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenza; doença meningocócica e outras meningites; varíola; Influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola e varicela.
O candidato que faltou a qualquer um dos domingos por motivos que não se enquadram no edital não tem direito à reaplicação, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova.
Qual é o período para pedir a reaplicação?
O prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2024 é de 11 a 15 de novembro. Os candidatos devem fazer o pedido diretamente na Página do Participante, no site do Inep, justificando o motivo da solicitação. O Inep analisa os pedidos individualmente.
Como pedir a reaplicação do Enem?
Para pedir a reaplicação do Enem, é preciso acessar a Página do Participante e checar quais documentos são necessários para comprovar a necessidade de fazer a prova em outra data, dependendo do problema que causou a ausência no exame. No edital, é possível ver quais situações permitem a reaplicação do Enem.
A prova é diferente do exame que já foi aplicado?
Sim, a prova de reaplicação é diferente do exame original. O conteúdo segue o mesmo formato e tem o mesmo nível de dificuldade, mas as questões são inéditas para garantir a segurança e a equidade da avaliação.
Como fica o cronograma para esses candidatos?
Para os candidatos que solicitarem e forem autorizados a participar da reaplicação, as provas serão realizadas em 10 e 11 de dezembro de 2024. Os resultados para esses candidatos serão liberados no mesmo período que os resultados gerais do Enem, para que todos tenham as mesmas oportunidades de inscrição em processos seletivos.