Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do Enem e como fica o cronograma

Candidatos podem pedir nova data para fazer o Enem, caso se enquadrem nos critérios

2 nov 2024 - 05h01
Candidatos podem pedir reaplicação do Enem em caso de ausência justificada; saiba como funciona
Candidatos podem pedir reaplicação do Enem em caso de ausência justificada; saiba como funciona
Foto: Divulgação/MEC

Milhares de estudantes já se inscreveram no Enem 2024, que acontece nos próximos domingos, dias 3 e 10 de novembro. No entanto, aqueles que não puderem comparecer ao Exame Nacional do Ensino Médio devido a doença contagiosa ou problemas de logística têm direito a fazer a prova em outra data.

O edital prevê a reaplicação da prova em algumas situações. É importante ficar atento ao prazo para fazer o pedido de reaplicação, que vai de 11 a 15 de novembro. A divulgação antecipada das datas da reaplicação também é uma novidade do Enem 2024. 

Publicidade

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, a reaplicação acontece nos dias 10 e 11 de dezembro.

Quem pode solicitar a reaplicação do Enem?

A reaplicação do Enem pode ser solicitada pelos candidatos que tiverem problemas logísticos, como a falta de energia, questões de desastres naturais, ou em casos de doenças infectocontagiosas, desde que comprovem com laudo médico. O processo é voltado para garantir que todos os inscritos possam realizar a prova em condições adequadas.

Qual é o período para pedir a reaplicação?

O prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2024 é de 11 a 15 de novembro. Os candidatos devem fazer o pedido diretamente na Página do Participante, no site do Inep, justificando o motivo da solicitação.

Como pedir a reaplicação do Enem?

Para pedir a reaplicação do Enem, é preciso acessar a Página do Participante e checar quais documentos são necessários para comprovar a necessidade de fazer a prova em outra data, dependendo do problema que causou a ausência no exame. No edital, é possível ver quais situações permitem a reaplicação do Enem.

Publicidade

A prova é diferente do exame que já foi aplicado?

Sim, a prova de reaplicação é diferente do exame original. O conteúdo segue o mesmo formato e tem o mesmo nível de dificuldade, mas as questões são inéditas para garantir a segurança e a equidade da avaliação.

Como fica o cronograma para esses candidatos?

Para os candidatos que solicitarem e forem autorizados a participar da reaplicação, as provas serão realizadas em 10 e 11 de dezembro de 2024. Os resultados para esses candidatos serão liberados no mesmo período que os resultados gerais do Enem, para que todos tenham as mesmas oportunidades de inscrição em processos seletivos.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se