A prova mais aguardada do ano por milhões de estudantes, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 está chegando. Nos dias 5 e 12 de novembro, os candidatos vão responder 180 questões objetivas, no total, e escreverão uma redação dissertativa-argumentativa.
Faltando menos de um mês para o Enem e em meio a tantos conteúdos, uma boa estratégia de estudos é verificar os temas que mais caem nas provas. Esses assuntos podem servir como um direcionamento nesta reta final de preparação (veja mais dicas abaixo).
Um raio-X realizado pelo SAS Plataforma de Educação mostra os temas mais cobrados no Enem, organizados por área do conhecimento e disciplinas, de 2009 a 2022. Veja a seguir:
*As quantidades de itens incluem todas as aplicações (1ª, 2ª e digital).
Dicas de estudos para o Enem
De acordo com Caê Lavor, diretor de Ensino Médio e Avaliações do SAS Plataforma de Educação, com pouco tempo até as provas, a principal dica é focar nesses conteúdos que aparecem com mais frequência.
"Nesta reta final, é importante focar nas ações que vão gerar mais impacto. E, obviamente, isso envolve selecionar os conteúdos de maior incidência nas provas. Porque, muitas vezes, esses conteúdos não aparecem só em uma questão, aparecem em duas, três, até quatro questões", afirma.
Sobre o raio-X, Caê explica que os cinco primeiros tópicos de cada disciplina são os mais relevantes e que vão fazer a diferença no exame. Por isso, o estudante precisa dar uma atenção maior a esses assuntos.
Outra orientação é intensificar a realização de exercícios e simulados de vestibulares diferentes. "É hora de fazer testes e o estudante ver o que está errando. Na sequência, checar quais desses assuntos com mais dificuldade têm mais chance de cair na prova e focar em estudar isso. Depois, refazer essas questões que errou para ver se está evoluindo no conteúdo", aconselha o diretor.
Realizar as provas anteriores também vai ajudar a entender o estilo das questões das provas do Enem.
Provas do Enem 2023
- Primeiro dia do Enem - 5/11: prova conta com 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação (texto dissertativo-argumentativo). O exame começa às 13h30 e termina às 19h.
- Segundo dia do Enem - 12/11: prova traz 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. O exame inicia às 13h30 e vai até as 18h30.
Nos dois dias, os portões dos locais de prova são fechados às 13h (horário de Brasília).