Estudante chora ao saber que faria Enem na mesma escola que amiga: ‘Uma apoiar a outra’

Maria Laura e Lívia Beatriz chegaram juntas para fazer a prova na Unip da Água Branca, em São Paulo

10 nov 2024 - 12h49
(atualizado às 19h46)
Maria Laura de Souza Silva e Lívia Beatriz Almeida da Silva são amigas e chegaram juntas para fazer a prova
Maria Laura de Souza Silva e Lívia Beatriz Almeida da Silva são amigas e chegaram juntas para fazer a prova
Foto: Marcela Coelho/Tera

Duas amigas chegaram juntas para fazer a prova do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado neste domingo, 10. Lívia Beatriz Almeida da Silva, de 17 anos, e sua amiga, Maria Laura de Souza Silva, de 18, chegaram cerca de 20 minutos antes da abertura dos portões, às 12h (horário de Brasília), na Unip da Água Branca, em São Paulo. 

Ao Terra, Maria contou que chegou a chorar de felicidade quando soube que a amiga faria a prova no mesmo local que ela. As duas se conheceram recentemente na igreja que frequentam e querem fazer o mesmo curso na universidade: Direito. 

Publicidade

“Eu fiquei muito feliz, chorei de felicidade quando eu vi que a gente ia fazer no mesmo lugar, né Lívia? Porque uma irá apoiar a outra, sabe? Não ter que vir aqui sozinha e não ficar pensando ‘ai meu Deus, como vai ser?’ Com um amigo você já fica mais seguro”, afirmou. 

Maria Laura está no 3º ano do Ensino Médio
Foto: Marcela Coelho/Terra

Maria Laura está terminando o Ensino Médio e faz a prova pela segunda vez. No ano passado, ainda como treineira, deixou de participar do segundo dia, que abrange questões de ciências da natureza e matemática. Embora tenha feito a revisão do conteúdo, confessou que exatas não são o seu forte, e acredita que a prova será difícil. “Em matemática eu não sou muito boa, mas estou aqui pra tudo ou nada hoje.”

Enquanto isso, Lívia veio como treineira. A adolescente está no segundo ano do Ensino Médio, mas acha que a prova não será tão difícil e está confiante. Assim como amiga, é ótima em humanas, mas consegue ‘desenrolar’ bem em matemática, física, química e, principalmente, biologia. 

“Meu colégio tem uma educação de alta qualidade, então, estou vindo com os conhecimentos que eu aprendi durante esses anos. Não me esforcei, vou deixar para o ano que vem”, destacou. 

Publicidade
Lívia Beatriz é treineira do Enem neste ano
Foto: Marcelo Coelho/Terra

As duas são moradoras de Brasilândia e chegaram por volta das 11h40, pois pegaram ônibus para chegar até o local da prova e ficaram com medo de se atrasar. Por terem chegado cedo, trouxeram algumas coisinhas para comer enquanto realizam o Enem. 

“Eu trouxe a minha água e um sneaker [chocolate]. Semana passada foi só na água, eu calculava até o tempo que eu ia beber água, para não perder tempo”, revelou Lívia.

Já Maria veio mais preparada. “Trouxe uma bolacha e um pãozinho. Domingo passado eu fiquei muito nervosa, só tomei água [Hoje] estou um pouquinho mais tranquila”, explicou. 

Enem 2024

No último domingo, 3, milhões de candidatos fizeram a primeira parte das provas do Enem 2024, que contava com 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e a redação (texto dissertativo-argumentativo).

Publicidade

A segunda parte, com 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias, é aplicada neste domingo, 10. O exame inicia às 13h30 e vai até as 18h30. Os portões dos locais de prova abrem às 12h e são fechados às 13h (horário de Brasília). 

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se