Oferecimento

Fies: MEC anuncia processo seletivo para 60 mil vagas remanescentes; saiba como vai ser

Prazos de inscrição e os critérios para participar serão divulgados até outubro; os inscritos serão classificados com base em nota do Enem

16 set 2023 - 07h21
(atualizado às 12h01)
A convocação para ocupação de vagas remanescentes do Fies foi interrompida em 2021, e agora foi retomada
A convocação para ocupação de vagas remanescentes do Fies foi interrompida em 2021, e agora foi retomada
Foto: Divulgação/Inep

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira, 15, a previsão de oferta de cerca de 60 mil vagas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ainda este ano. São vagas remanescentes, ou seja, aquelas cujos financiamentos não foram contratados no processo de seleção regular. Os inscritos serão classificados com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A convocação para ocupação de vagas remanescentes do Fies foi interrompida em 2021, e agora foi retomada.

Publicidade

Segundo o MEC, os prazos de inscrição e todos os critérios exigidos para participar do processo seletivo serão divulgados até outubro, por meio de edital.

O Fies

O Fies foi criado em 1999 e oferece financiamento a estudantes em instituições particulares de ensino a condições mais favoráveis que as de mercado. O programa, que chegou a firmar, em 2014, mais de 732 mil contratos, sofreu, desde 2015, uma série de mudanças e enxugamentos.

Um dos principais motivos para as mudanças nas regras do Fies foi a alta inadimplência, ou seja, estudantes que contratam o financiamento e não conseguem quitar as dívidas, o que trazia elevados gastos para os cofres públicos.

*Com informaçõe da Agência Brasil

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se