Oferecimento

Inscritos no Enem chegam a 5,1 milhões; prazo acaba amanhã

Provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios pelo País

4 jun 2015 - 11h57
(atualizado em 5/10/2022 às 15h54)
Inscritos no Enem 2015 chegam a cinco milhões
Inscritos no Enem 2015 chegam a cinco milhões
Foto: Eco Desenvolvimento

O número de candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 chegou a 5,1 milhões na manhã desta quarta-feira (3). O prazo vai até essa sexta-feira (5) e as provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o País. 

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site do exame. Este ano, o Ministério da Educação (MEC) vai aceitar apenas um participante por endereço eletrônico. Até o ano passado, um mesmo endereço podia ser usado por vários estudantes.  Após fazer a inscrição, os candidatos devem ficar atentos ao e-mail, que será usado para a comunicação direta com cada um dos inscritos.

Publicidade

Siga o Terra Notícias no Twitter

A partir deste ano, o cartão de confirmação de inscrição não será enviado pelos Correios. Ficará disponível na página do Enem na internet. Os locais de prova serão informados no cartão de confirmação da inscrição e será de responsabilidade do estudante fazer a verificação.

A taxa de inscrição teve reajuste e será de R$ 63. Desde 2004, o valor pago era R$ 35. Ficam isentos da taxa os estudantes que encerraram o ensino médio na rede pública e os que apresentarem declaração de carência socioeconômica. Quem não for isento deverá pagar a taxa até o dia 10 de junho.

É também na inscrição que os participantes podem pedir atendimento especializado ou específico. O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial.

Publicidade

Já o atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas - pessoas que, por convicção religiosa, guardam o sábado.

Os travestis e transexuais poderão usar o nome social durante a prova. A solicitação de uso do nome social deverá ser feita pela internet, após a inscrição. Antes, era preciso fazer a solicitação por telefone. Os participantes que desejarem esse atendimento deverão enviar cópia do documento comprobatório, pelo sistema de inscrição, entre 15 e 26 de junho.

A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec). Ela também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio.

Alunos da rede estadual de ensino que vão fazer o Enem recebem aula de redação
Video Player
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se