A prova mais aguardada no ano por milhões de estudantes, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 acontecerá nos dias 3 e 10 de novembro. No segundo dia do exame, uma das provas aplicadas será a de Matemática e suas Tecnologias, que contará com 45 questões objetivas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A prova de Matemática do Enem prioriza o raciocínio lógico, as estratégias de solução de problemas e tenta aproximar essa disciplina do cotidiano das pessoas.
"Ao apresentar uma questão de um determinado tema matemático, há grandes chances de que o exame contemple, no próprio enunciado da questão, as informações necessárias à sua solução", explica Leonardo Cavalcante, professor de matemática da UpMat Educacional.
Embora haja diversos temas que podem ser abordados nas questões, há alguns que costumam ser cobrados com mais frequência. Veja a seguir os assuntos listados pelo professor que mais caem na prova de Matemática do Enem e prepare-se para o exame!
O que mais é cobrado em Matemática no Enem?
Leitura de gráficos
Os gráficos podem ser de barras, de "pizza", cartesianos, entre outros. Eles representam fenômenos diversos, como a porcentagem da população que usa determinado meio de transporte para ir ao trabalho, a velocidade de um veículo em um determinado intervalo de tempo, a temperatura média da Terra ao longo dos anos e relações entre duas (ou mais) grandezas de modo geral.
O Enem espera que os estudantes consigam ler e reter as principais informações desses gráficos, fazendo uma análise crítica, considerando os contextos socioculturais e socioeconômicos nos quais o candidato está inserido, bem como realizar inferências com base na evolução do comportamento das grandezas presentes no gráfico.
Funções
Questões sobre funções do 1º grau (uma variável) e do 2º grau (duas variáveis) são frequentes no Enem. As funções exprimem diversas relações entre conjuntos. No entanto, para além dos conceitos envolvidos no estudo de funções, é necessário que os estudantes sejam capazes de encontrar resultados e valores a partir do uso de uma função. Exemplo: o faturamento anual de uma empresa, com base nos pagamentos mensais que ela recebe mais a porcentagem de juros sobre cada parcela.
Também é comum que os estudantes criem uma função, seja ela de uma ou duas variáveis, que represente matematicamente um fenômeno aleatório. É importante lembrar que uma função pode ser representada visualmente como um gráfico no plano cartesiano.
Porcentagem
Outro tema recorrente no Enem é a porcentagem. Diariamente, a população lida com pagamentos (com juros ou descontos sobre esse pagamento), consumo de energia (comparando se cresceu ou diminuiu com relação ao mês anterior) e para dividir um conjunto em partes menores (por exemplo, os veículos utilizados por cada porcentagem da população para ir de casa ao trabalho).
Por isso, é essencial que os estudantes calculem e saibam reconhecer a parte (ou seja, a porcentagem) de um todo que determinado valor ou quantidade representa.
Razão e Proporção
Razões e proporções estão incluídas na Matemática do cotidiano em estado puro. Enquanto o conceito de razão está ligado ao de divisão, o conceito de proporção está ligado ao de igualdade. Os estudantes, ao reconhecer duas ou mais grandezas em uma situação aleatória, devem ser capazes de analisar o seu comportamento em conjunto: se uma cresce quando a outra cresce (neste caso, são diretamente proporcionais) ou se uma diminui quando a outra cresce (neste caso, são inversamente proporcionais).
Área e Perímetro
A Geometria aparece em peso no Enem. Dentro desse pilar superimportante da Matemática, estão os conceitos de área e perímetro. Mais do que o uso de fórmulas, os candidatos precisam encontrar maneiras de decompor uma figura plana em outras conhecidas e cujas áreas e perímetros são mais simples de se encontrar ou buscar semelhanças entre essas figuras que resultem nos valores numéricos de suas áreas ou perímetros.
E esses cálculos estão diretamente ligados à realidade: é possível calcular a área ocupada por um parque em uma cidade grande ou qual a distância será percorrida quando contornamos alguns quarteirões durante uma caminhada, por exemplo.