Oferecimento

Prazo para pedir reaplicação do Enem 2023 começa nesta segunda-feira

Provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro; saiba quem tem direito e como solicitar a reaplicação do exame

13 nov 2023 - 09h15
(atualizado às 09h20)
As provas da reaplicação serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro.
As provas da reaplicação serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro.
Foto: Marcello Casal Jr,/Agência Brasil / Estadão

O prazo para solicitar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começa nesta segunda-feira, 13, e vai até a próxima sexta-feira, 17 de novembro. A solicitação deve ser feita por meio da Página do Participante.

Podem pedir a reaplicação do exame os candidatos que foram prejudicados por problemas logísticos ou acometidos por doenças infectocontagiosas. O mesmo vale para os participantes que não compareceram porque o local de provas era a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição. 

Publicidade

Problemas logísticos podem incluir desastres naturais que afetem a infraestrutura do local de prova, falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade, falhas nos dispositivos eletrônicos fornecidos ao participante que solicitou uso de leitor de tela, ou erros no processo de aplicação que causem prejuízo comprovado ao candidato.

Doenças infectocontagiosas que podem justificar a reaplicação incluem tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e, claro, a covid-19.

Quem faltou a qualquer um dos domingos de provas por motivos que não se enquadram nos citados acima não tem direito à reaplicação e o candidato será considerado ausente.

Como solicitar a reaplicação?

Se você se encaixa em uma das situações citadas e deseja solicitar a reaplicação, você deve fazer o pedido na Página do Participante, no período de 13 a 17 de novembro.

Publicidade

Para doenças infectocontagiosas, é necessário apresentar um documento legível que comprove a condição que motivou a solicitação, incluindo nome completo do participante, diagnóstico com descrição da condição e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

Já em relação aos problemas logísticos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai avaliar as solicitações, de acordo com as intercorrências registradas.

As provas da reaplicação serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações