A disciplina de literatura tem se tornado cada vez mais presente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e exige dos vestibulandos atenção especial aos movimentos literários, gêneros textuais e temas de importância social. Com a importância crescente da disciplina, conhecer os assuntos mais recorrentes te ajuda a se preparar melhor e, consequentemente, ter êxito no exame.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo estudo feito pelo Aprova Total, uma plataforma de ensino criada pelo professor Paulo Jubilut, Literatura Contemporânea é o tema mais frequente nas provas de literatura do Enem, aparecendo em 36,4% das questões.
O estudo considerou os últimos oito anos de provas do Enem, entre 2016 e 2023.
Confira a seguir mais detalhes sobre os assuntos recorrentes nas provas do exame.
Confira abaixo como os temas podem cair na prova e o aluno deve estudar:
- 1. Literatura Contemporânea
De acordo com o levantamento do Aprova Total, os vestibulandos devem estar preparados para explorar tendências literárias mais recentes, a partir da década de 1960 até os dias de hoje. As obras de Lygia Fagundes Telles, Carolina Maria de Jesus, Rubem Braga e Luís Fernando Verissimo podem fazer parte do repertório da prova.
Além disso, o estudante deve dominar as principais características desse período literário, como a intertextualidade, metalinguagem e experimentalismo formal.
- 2. Artes, Música e Poesia
A plataforma também destaca que é importante aprender a interpretar obras de arte, música e poesia. Dentre diferentes movimentos, a arte contemporânea ocupou bastante espaço nas questões dos exames anteriores.
O movimento surgiu após a Segunda Guerra Mundial, e trabalha especialmente em torno do surgimento de novas tecnologias e mídias. A linguagem, o reconhecimento de formas e contextualização histórica devem estar no radar do candidato.
- 3. Modernismo em foco
Um dos períodos literários mais recorrentes no Enem é o Modernismo, que se divide em três gerações distintas. A primeira geração, marcada pelo nacionalismo e pela ruptura com as convenções; a segunda geração, influenciada pelo realismo na prosa e simbolismo na poesia; e a terceira geração, que traz inovações formais e experimentações artísticas.
Autores como Oswald de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, entre outros, são frequentemente abordados nas questões do Enem. Assim, devem se tornar grandes companheiros dos vestibulandos durante o período de estudos.
De acordo com o Aprova Total, para se preparar adequadamente para as questões de literatura do Enem, o estudante deve desenvolver habilidades de interpretação de texto, compreender os diferentes movimentos literários e estar familiarizado com os autores e obras mais relevantes.