A redação do Enem 2023 teve o tema 'Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil'. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na tarde deste domingo, 5, após a primeira hora da aplicação do exame em todo o País.
Foram quase 4 milhões de candidatos inscritos no Enem, e neste domingo, eles realizam a prova de ciências humanas, linguagem e redação, totalizando 90 questões.
- A partir das 18h30, Terra terá a correção comentada e o gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem; acompanhe
Os portões fecharam às 13 horas em ponto, no horário de Brasília. A prova teve início às 13h30. Os candidatos terão até as 19h para terminar o exame. A segunda fase da prova acontece no próximo domingo, 12.
Especialistas comentam o tema da redação do Enem 2023
"Tivemos um foco na problemática de reconhecimento insuficiente do trabalho doméstico e de cuidados tradicionalmente executados pelas mulheres, o que não é contabilizado na economia formal", diz Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovações Educacionais no SAS Educação, sobre a escolha do tema da redação do Enem.
"Esse desafio envolve superar barreiras culturais, a promoção de políticas públicas eficazes e implementação de medidas que valorizem essas atividades essenciais. Em especial no contexto brasileiro, é importante entender como essa invisibilidade afeta a participação econômica das mulheres, perpetua a desigualdade de gênero e o que pode ser feito para mitigar tais questões envolvendo ações de governo, empresariais, culturais e etc", completa.
A professora do Laboratório de Redação do Objetivo, Maria Aparecida Custódio, comenta que o tema proposto para a redação do Enem 2023 é de grande importância. "Em geral, aquelas pessoas que são dedicadas a cuidar próximo, seja um paciente de um hospital, seja um idoso em casa, ou numa clínica, seja uma pessoa voluntária em qualquer projeto relacionado a pessoas carentes, a mulher é sempre a protagonista. No entanto, não se valoriza devidamente o trabalho, a dedicação, o empenho, a entrega dessas mulheres. Mulheres que cuidam das pessoas, da família, dos pais, mulheres que cuidam do mundo", considera.
"O tema, portanto, deve ter proporcionado ao candidato a oportunidade de prestar um reconhecimento ao trabalho tão importante, imprescindível da mulher", completa a professora.
Para Leonardo Baroni, analista de monitoramento e treinamento de corretores de redação da Redação Nota 1000, a temática da redação do Enem 2023 é longa e tem diversos elementos que o aluno não pode esquecer de citar ao desenvolver a dissertação.
“É muito importante ter o ponto-chave que é diferenciar o trabalho do trabalho de cuidado. Esses trabalhos de cuidado podem ser diretamente relacionados aos trabalhos domésticos, como limpar e cozinhar e trabalhos que, na maioria das vezes, não são remunerados, e que podem ser 'esquecidos' ou até 'invisibilizados'", diz o analista.
Ele também dá dicas de como seria o formato ideal para escrever a redação. "Uma boa introdução seria trazer repertórios históricos, como informações sobre o machismo, já que esse tipo de trabalho ainda é considerado por muitos como algo feminino, e é interessante reforçar na tese que não há a diferenciação de gênero relacionada ao trabalho de cuidado", explica.
"No desenvolvimento, seria muito interessante trazer informações recentes e mais atuais Sobre a situação e o cenário do trabalho de cuidado no Brasil, podendo argumentar de acordo com a tese, obviamente, que o aluno escolher", recomenda o especialista.
Ele ainda diz que, na proposta de intervenção, é muito importante trazer uma resolução para a problemática do tema, contendo a ação para que o problema seja solucionado, no caso deste tema, seria como valorizar o cuidado realizado pela mulher no Brasil.
Ambulantes aproveitaram o movimento para vender canetas, salgadinhos, biscoitos, balas e chicletes, além de refrigerantes, água e energético aos candidatos do Enem. (Vídeo: Marcela Coelho/Terra) pic.twitter.com/vsSxDSvMeO
— Terra (@Terra) November 5, 2023
— Terra (@Terra) November 5, 2023