Com a chegada do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos dias 5 e 12 de novembro, os mais de 3,9 milhões de inscritos têm altas expectativas para conquistar uma pontuação elevada e disputar vagas no ensino superior.
Por ser um período que demanda um preparo emocional que vai além do cronograma de estudos, Carlos Pirovani, CEO da Estuda.com, plataforma educacional de avaliação e análise de desempenho que atende alunos, professores e escolas de todo o Brasil, lista oito dicas importantes para os candidatos conseguirem manter um foco nessa reta final dos estudos:
Priorize o descanso
Uma boa noite de sono afeta diretamente a performance e o aprendizado, proporcionando mais qualidade no desempenho de maneira geral.
"Tenha uma rotina, busque dormir no mesmo horário e faça a higiene do sono, se desligue das telas – smartphones e computadores – por pelo menos uma hora antes", aconselha Carlos Pirovani.
Busque por uma atividade física
"Já está comprovado em pesquisas que atividade física contribui para um aumento de produtividade e foco. Pode ser uma caminhada ou corrida ao ar livre por pelo menos 30 minutos por dia, já faz diferença, tanto na saúde física quanto mental."
Faça pausas
Tão importante quanto uma boa noite de sono, fazer pausas é essencial para ajudar na memorização dos conteúdos.
"Entre os recursos, há a técnica Pomodoro, método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final da década de 1980, que consiste em estabelecer quatro ciclos de 25 minutos de foco total e cinco minutos de pausa, bastante utilizado até os dias de hoje", sugere o especialista.
Direcione seus estudos
É comum que cada aluno tenha mais facilidade com uma determinada matéria. Utilize isso ao seu favor, dessa forma você consegue priorizar as áreas que precisam de mais atenção. Algumas plataformas de educação, por exemplo, conseguem monitorar seu desempenho de respostas e acertos, e fornece um relatório bem detalhado sobre as áreas que você tem mais aptidão.
Faça revisões
"Estude todos os dias e revise os materiais no final de semana. Nessa hora, use e abuse da criatividade: faça flashcards, elabore mapas mentais, escreva resumos, releia o conteúdo em voz alta. Veja qual método encaixa melhor em sua rotina de estudos", diz ele.
Resolva questões
"Terminou uma aula? Resolva questões. Assim é possível sintetizar mais os conteúdos, mapear onde está errando na compreensão da matéria, além de facilitar na hora da revisão semanal."
Faça simulados e utilize banco de questões
"Separe alguns dias para fazer a prova no mesmo tempo do dia do exame. Com isso, você estará melhor preparado tanto em conteúdos quanto emocionalmente para a avaliação."
Respire fundo e siga em frente
"Além do frio na barriga, haverá dias de altos e baixos. O preparatório da prova e o exame demandam muito do emocional. Respire fundo, olhe para a sua evolução até aqui, acredite em sua capacidade e vá em frente que a jornada está apenas começando", finaliza Carlos.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.