A mãe de um aluno de uma escola municipal de Teresina, Piauí, denunciou que recebeu da unidade de ensino uma lista de materiais escolares que deveria comprar. Ainda que fosse uma “sugestão”, a prática é considerada ilegal, segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com informações da TV Clube, afiliada à Rede Globo, a Semec informou que orientou a direção da escola a tirar de circulação a lista que foi entregue aos pais.
A identidade da mãe do aluno não foi revelada. Ela relatou que a escola entregou a lista com o objetivo que os pais comprassem o material. No final da lista, havia um espaço para assinatura, declarando que os pais estariam “por livre e espontânea vontade” doando o material para a escola.
A lista contém itens como lápis, resmas de papel e cadernos e até sabonete líquido.
À TV Clube, a Semec esclareceu que a prática de exigir material de uso coletivo em ambiente escolar é errada e ilegal. Em contato com a unidade de ensino, foi pedida a retirada da lista de circulação. Os pais também serão informados sobre o caso.
O Terra procurou a Semec, que não retornou sobre o caso até a publicação desta reportagem. Assim que houve manifestação, o texto será atualizado.