O Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, construído há mais de 100 anos, teve seu nome alterado para homenagear o apresentador Silvio Santos, que morreu em agosto deste ano aos 93 anos. A tradicional escola está localizada no Largo do Machado, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A alteração foi publicada no Diário Oficial do Estado na terça-feira, 1º, após uma resolução da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) que definiu o novo nome do local para Colégio Estadual Senor Abravanel, nome de batismo do apresentador. Ao justificar a decisão, a Seeduc comunicou que o empresário foi aluno do colégio quando ainda era Escola Técnica do Comércio. No local, ele adquiriu um diploma de Contabilidade.
O colégio, que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos anos 1990, conta com um conjunto de oito prédios públicos erguidos entre 1870 e 1877 a mando do imperador Dom Pedro II.
Em seus primeiros anos de educação, Silvio frequentou a antiga Escola Primária Celestio da Silva, no Ensino Fundamental. Atualmente, o colégio se chama Escola Municipal Celestio da Silva e fica no centro da capital carioca.
No Diário Oficial do Rio de Janeiro há também um projeto de lei que propõe que a rodovia RJ-116 seja renomeada para rodovia Silvio Santos. O PL deve ir a votação na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).