Escola pública de SP é uma das finalistas em prêmio que é o 'Oscar' da Educação

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na Zona Norte, concorre ao 'World's Best School' na categoria 'Colaboração da Comunidade'

15 jul 2024 - 05h00
Escola pública de SP é uma das finalistas em prêmio que é o ‘Oscar da Educação’
Escola pública de SP é uma das finalistas em prêmio que é o ‘Oscar da Educação’
Foto: Reprodução/Facebook

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na Vila Isolina Mazzei, Zona Norte de São Paulo, é uma das finalistas do prêmio 'World's Best School', da T4 Education - uma plataforma global voltada para educação. A instituição concorre com outras nove do exterior, na categoria 'Colaboração da Comunidade'.

A competição é bastante prestigiada no mundo pedagógico e reconhece escolas que "fazem a diferença". Anualmente, são avaliadas milhares de instituições de todas as partes do mundo, dentro de cinco grandes categorias, até chegar em um top 10 com as melhores. 

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Depois que as finalistas são escolhidas, é aberta votação para que o público decida a melhor em cada área. No momento, todas estão aguardando o resultado, que será divulgado em novembro. 

A ideia de ganhar o prêmio de US$ 50 mil (cerca de R$ 270 mil), acesso a uma plataforma global de melhores práticas e o título de melhor do mundo causa um friozinho de emoção em toda a comunidade escolar. As iniciativas que representam o Brasil são os projetos de xadrez e atletismo.

"A primeira participação que tivemos com essas crianças no quadro de atletismo e xadrez foi na Liga Mescal, que foi realizada ali no Clube Espelho. Os pais também foram e puderam colaborar. E ali, naquele momento, a gente percebeu que virou a chave da comunidade", detalha a vice-diretora da escola, a professora Janaína Freire. 

Em entrevista ao Terra, ela conta que os pais conseguiram perceber que faziam parte do projeto e o quanto seus filhos estavam engajados. Outros benefícios percebidos: alimentação saudável, prática de exercícios físicos, socialização... 

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"Agora, a gente percebe que o resto do comércio em volta, que não acreditava ou não via o nosso projeto desta forma, começou a ver com outros olhos", acrescenta a vice-diretora. 

O professor Leonardo, que está à frente do clube de xadrez, enfatiza o esforço coletivo por este resultado.

"Ninguém trabalha sozinho. É um trabalho coletivo. Nós estamos representando quem? As milhares de escolas brasileiras. Principalmente, os nossos professores, os funcionários, a colaboradora da limpeza, a colaboradora da cozinha", destaca.

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na Zona Norte, concorre ao “World’s Best School” na categoria ‘Colaboração da Comunidade’
Foto: Reprodução/Facebook

Como surgiram os projetos

Os projetos nasceram há quase dois anos, depois que a unidade, que atende 300 alunos do 1º ao 4º ano, passou do ensino regular para o formato integral, com nove horas de atividade escolar por dia. Para ajudar a preencher a grade, a direção integrou projetos escolares esportivos e convidou os professores Leonardo e Luís, que está com o clube de Atletismo, para comandarem as iniciativas. 

"Com duas semanas que estava aqui, cheguei com um colchão de casal amarrado em cima do carro, o pessoal não entendeu muita coisa. Foi tudo tudo muito rústico, improvisado, para apresentar para o aluno o atletismo, que é a base de todos os esportes", explica Luís. "Por ser um esporte individual, consigo abranger todo mundo. Cada aluno vai fazer aquilo que é diferente, diversificar os movimentos e pode engajar nesse processo dentro da educação e dentro da cultura do movimento". 

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Já o xadrez, conhecido por ser um esporte que envolve lógica, também estimula o sentimento de "protagonismo", segundo Leonardo.

"Ele é uma ferramenta desafiadora que trabalha a criatividade, a imaginação, a habilidade de resolver soluções, a atenção e a socialização. Os alunos precisam se conhecer e o xadrez tem esse poder", explica. 

De acordo com os professores, os ensinamentos de ambos os esportes são utilizados também fora das quadras e do tabuleiro, e estimulam o raciocínio em outras disciplinas. O sucesso é tanto que, segundo os funcionários da instituição, as crianças não desejam ir embora.

"Eles adoram. E isso muda muito o comportamento dentro da sala de aula. Você vê que o aluno muda", destaca Luís. 

Agora, que sabem que a escola está concorrendo ao título, estão ainda mais empolgados.

"Eles estão se sentindo valorizados por serem a melhor escola do mundo. Isso deu um incentivo pra eles, né? Deu uma motivação a mais pra eles estudarem. A gente teve uma prova de avaliação externa, de avaliação do governo, que é a Prova Paulista. Foram muito bem. E aí eles falam assim: 'Tá vendo como a gente deu conta?', 'A gente fez, [somos] a melhor escola do mundo e a gente deu conta das notas'. E deram mesmo", acrescenta Janaína. 

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O que chamou atenção dos avaliadores do prêmio foi a forma em que os projetos esportivos de xadrez e atletismo mobilizaram toda a comunidade escolar e social em prol da educação dos alunos.
Foto: Reprodução/Facebook

Projetos futuros

O secretário-executivo de Educação do Estado de São Paulo, Vinicius Neiva, elogiou a conquista e disse que a instituição é um exemplo para aumentar a crença em escolas públicas. 

"Isso é superimportante para a gente. Às vezes tentam passar uma visão pejorativa das escolas públicas do Estado de São Paulo e não é o que a gente acredita. Obviamente, que temos escolas mais desafiadoras, onde precisamos melhorar a infraestrutura, melhorar a qualidade do ensino, mas temos muitas escolas boas. Essa escola do deputado Pedro Costa, ela traz um pouco dessa pegada que a gente está querendo imprimir", destaca ele, em entrevista ao Terra.

Segundo o gestor, tem havido esforço do Estado para aplicar também projetos mais abrangentes, principalmente, na área de cultura (artes e música), esportes e educação especial. 

Além da Deputado Pedro Costa, o Brasil também é destaque em outras três categorias, nas quais concorrem a EEEM Professora Maria Das Graças Escócio Cerqueira, do Pará; o Colégio Militar de Manaus, no Amazonas; e o Núcleo de Ensino da Unidade de Internacionalização de Santa Maria, no Distrito Federal. 

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Fonte: Redação Terra
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