Oferecimento

Está tudo bem? Nesse Setembro Amarelo, Afya lança recurso para avaliar saúde mental de médicos e estudantes de medicina.

24 set 2024 - 17h57

Após levantamento sobre a saúde mental dos profissionais da medicina, Afya lança a campanha "Está tudo bem?”, que oferece atendimento psicológico gratuito e sigiloso a médicos e estudantes de medicina.

Quase 40% dos médicos no Brasil enfrentam transtornos psicológicos, muito afetados pelo estresse profissional. Na tentativa de mudar esse cenário preocupante, a Afya apresenta a campanha “Está tudo bem?”. Durante o Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental, a Afya está oferecendo atendimento psicológico gratuito e sigiloso para médicos e estudantes de medicina de todo o país.

Publicidade

A saúde mental é um tema que ainda hoje carrega muitos estigmas, afetando até mesmo os médicos na busca por suporte psicológico. Essa questão ficou ainda mais nítida com a pesquisa realizada pelo Research Center da Afya. Segundo o levantamento focado no mapeamento da qualidade de vida dos profissionais de medicina, cerca de 40% dos médicos no Brasil sofrem de algum transtorno mental. Dentre os transtornos diagnosticados, observa-se que ansiedade é o que mais atinge médicos em atividade (33,5%), seguido de depressão (22,1%) e Síndrome de Burnout (6,7%). Mas a Afya foi além da análise: com a criação da nova ferramenta, a empresa se posiciona como uma aliada na promoção de uma melhor qualidade de vida para esses profissionais.

Como funciona a campanha “Está tudo bem?

Sendo parte do compromisso da Afya em cuidar dos médicos ao longo de toda a sua jornada, do desenvolvimento profissional ao autocuidado, a nova campanha “Está tudo bem?” oferece orientação e atendimento especializado por meio de um formulário de mapeamento da saúde mental. A Afya está disponibilizando um questionário de cinco minutos, totalmente confidencial, que permite a médicos e estudantes de medicina avaliarem sua saúde mental e, se necessário, receberem encaminhamento para atendimento psicológico especializado.

Além do suporte psicológico, a Afya também oferece conteúdos educativos sobre saúde mental com o objetivo de desmistificar os transtornos psicológicos, disseminar informações e incentivar a busca por ajuda. Esses materiais são fundamentais para diminuir os estigmas em torno das doenças mentais e promover uma vida mais equilibrada. “Precisamos quebrar o estigma das doenças mentais e humanizar a figura do médico como um ser humano que também enfrenta adversidades e indecisões ao longo da jornada. Tratar corretamente sintomas oriundos de condições mentais em desequilíbrio é uma etapa importante para uma vida mais equilibrada e saudável”, finaliza Moura.      

A importância para a sociedade

O botão amarelo ficará disponível no Afya whitebook, assim como nos canais proprietários da Afya, durante todo mês. Todos conhecemos um médico ou estudante de medicina, certo? O que acha de passar essa mensagem adiante? Afya acredita que a saúde mental deve ser uma preocupação de todos, e, juntos, podemos ajudar na melhora desse cenário. Você pode saber mais sobre a campanha “Está tudo bem?” e explorar a nova funcionalidade por meio do link. E se conhecer algum médico ou estudante de medicina, compartilhe essa iniciativa e se alie a Afya nessa tarefa de apoio a esses profissionais tão admirados.

Publicidade
Fonte: Taboola
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro de vestibulares, Enem e dicas para a sua carreira!
Ativar notificações