Estudante maranhense é aprovada em treinamento espacial da NASA após descobrir asteroides

Ivna Lohana está fazendo uma vaquinha para ajudar com os custos da viagem

14 jun 2023 - 20h54
(atualizado às 20h57)
Ivna estuda Biologia no Instituto Federal do Maranhão
Ivna estuda Biologia no Instituto Federal do Maranhão
Foto: Arquivo Pessoal

A estudante de Biologia, Ivna Lohana, de 20 anos, foi aprovada em uma bolsa para o Treinamento de Astronauta do Space Camp, projeto oferecido pela NASA no Estado do Alabama, nos Estados Unidos, após descobrir quatro asteroides em um programa de pesquisa internacional. A jovem, natural de Timon, no interior do Maranhão, coleciona conquistas em sua curta carreira na astronomia, mas precisa de ajuda para realizar o sonho.

Apesar do acampamento estar marcado apenas para 2026, Ivna já criou uma vaquinha online para pedir ajuda para custear a viagem. A menina estabeleceu como meta arrecadar R$ 9 mil - valor que seria voltado para hospedagem, transporte e alimentação no País estrangeiro.

Publicidade

"Eu fiz essa vaquinha agora para já ir me organizando, para conseguir arrecadar esse dinheiro, porque é uma quantidade bem alta, e só vai com muita divulgação", explica. Até o momento, foram arrecadados pouco mais de R$ 3 mil.

A empolgação para a viagem já é grande e as expectativas as mais altas possíveis. "Nós alunos vamos aprender os procedimentos e protocolos de missão da NASA com profissionais do setor, à medida que vamos colaborar com outros membros da equipe para concluir projetos relacionados à missão que nos será concedida", afirma.

Em 2026, quando for para o treinamento, Ivna já estará formada em Biologia e espera estar focada em especializações, como em astrobiologia.

Influência

Ivna foi premiada em Brasília, no ano passado
Foto: Arquivo Pessoal

Ivna conta que se interessa por astronomia desde a infância. "Desde pequenininha, sempre tive interesse. Sempre gostei, aquelas coisas de criança, de olhar para o céu, imaginar as estrelas, o universo", diz. Na escola, um professor de física atiçou ainda mais esse lado curioso de Ivna.

Publicidade

"No ensino médio, eu tive um excelente professor de física. Quando eu via ele dando aula, eu ficava instigada", relembra. Com a curiosidade aguçada, ela mesma foi atrás e encontrou o programa Caça Asteroides, realizado pelo departamento de Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica da NASA, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) brasileiro.

Selecionada, Ivna fez história: além de ter reconhecido quatro corpos celestes, a jovem foi premiada pela descoberta durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorreu em Brasília, no ano passado.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro de vestibulares, Enem e dicas para a sua carreira!
Ativar notificações