Um grupo de alunos da Escola Estadual Fernão Dias Paes Leme, em Cotia, região metropolitana de São Paulo, realizou um protesto, na noite da última terça-feira (28), em apoio aos professores em greve. Os estudantes também reivindicaram melhorias na estrutura da unidade de ensino.
De acordo com a leitora Larissa, que participou da manifestação, a concentração aconteceu por volta das 19h, no horário da aula da turma do período noturno. A escola afirmou que o protesto foi realizado em frente à unidade, no bairro Jardim Petrópolis, para chamar a atenção da comunidade local, e contou com a presença dos docentes em greve.
Larissa contou que, dos 14 professores da escola, 10 aderiram à paralisação. Na última quinta-feira, os educadores se reuniram com pais e alunos, para explicar os motivos da greve e dar uma satisfação sobre a interrupção das aulas.
A leitora relatou que, após o encontro, os pais decidiram não mandar seus filhos para a escola, para poiar o movimento. Parte dos alunos foi autorizada pelos responsáveis a ir para a unidade, para participar de assembleias e protestos. “Desde segunda-feira, resolvemos apoiar totalmente!”, disse Larissa.
Ela afirmou que a escola vive uma situação precária. “Estudo lá há oito anos e, desde então, pedimos ao governo verbas para reforma. E nada. Por isso a nossa revolta”, explicou.
Greve de professores
Os professores da rede estadual de São Paulo estão em greve desde o dia 13 de março. A categoria pede reajuste salarial de 75,3%. O sindicato propõe, por sua vez, manter a política de aumento salarial dos últimos quatro anos, com data-base em julho, sem informar qual seria o aumento concedido.
A leitora Larissa, de Cotia (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.