O Rio Grande do Sul inicia nesta segunda-feira, 25 de novembro, a aplicação das provas do Saers (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar). Organizada pela Secretaria da Educação (Seduc), a avaliação segue até 6 de dezembro e envolve escolas públicas estaduais e municipais em todos os 497 municípios gaúchos.
Com a participação de aproximadamente 409 mil alunos, o exame é direcionado aos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e ao 3º ano do Ensino Médio. As disciplinas avaliadas incluem Língua Portuguesa e Matemática, com ênfase no desenvolvimento de habilidades como leitura e raciocínio lógico. Questionários contextuais também serão aplicados para fornecer dados sobre condições pedagógicas e socioeconômicas das escolas.
Além de contribuir para a melhoria da educação, o Saers impacta diretamente os repasses do ICMS aos municípios, determinando um índice de qualidade educacional. Atualmente, 10% do imposto é calculado com base nos resultados escolares, proporção que deve atingir 17% até 2029.
Escolas podem solicitar recursos de acessibilidade para os alunos que necessitam, incluindo provas em formatos adaptados e suporte especializado. O objetivo é garantir que todos os estudantes tenham condições adequadas para participar da avaliação.
Com a informação Seduc.