Dezenas de estudantes e profissionais de duas escolas do Grande Recife passaram mal e receberam atendimento médico nesta sexta-feira, 1º de setembro. Os alunos relataram sintomas como vômitos e náuseas e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As aulas foram suspensas. Ao menos 30 pessoas receberam atendimento médico.
O incidente afetou estudantes das escolas Professora Maria Alves Machado, em Maranguape II, em Paulista, e da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Miguel Pellegrino, em Jaqueira. Segundo a TV Globo, alguns alunos relataram que começaram a passar mal após comerem a merenda escolar.
Em nota enviada ao Terra, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) afirma que foi realizada inspeção na merenda escolar em ambas as escolas. No caso da escola Miguel Pellegrino, nenhuma irregularidade foi encontrada e ressaltou que "arte dos socorridos não se alimentaram dela". Já o resultado da inspeção na escola Professora Maria Alves Machado não foi revelado.
A secretaria ainda afirma que caixa d'água e os bebedouros de ambas as unidades escolares estão com a manutenção em dia e que a análise nos alimentos é feita regularmente pela equipe de nutrição da Gerência Regional de Educação (GRE).
"A pasta segue acompanhando o caso, que está em investigação, e a escola vai marcar uma reunião com os familiares e responsáveis pelos estudantes na próxima semana, bem como a reposição das aulas para não prejudicar o calendário letivo", concluiu o comunicado.