O que era para ser "só" a defesa do trabalho de conclusão de curso (TCC) se tornou um marco na vida dos estudantes Ryan Cassiano Bueno, de 22 anos, e Anna Clara Paixão, 23. Os dois publicitários do Espírito Santo desenvolveram uma pesquisa sobre a internacionalização da carreira de Anitta e foram notados pela cantora.
O TCC foi apresentado no último dia 27, aprovado com nota 8 e elogios da banca de avaliadores. Para celebrar, Ryan fez uma postagem no Twitter sobre o assunto, que em poucas horas começou a receber uma série de curtidas e comentários. Entre eles, interação da própria equipe da cantora, por meio do perfil QG da Anitta.
"A interação com a equipe dela foi incrível! Foi como receber um selo de dever cumprido. Fico feliz que meu TCC ajude a promover o trabalho e as estratégias dela", celebra Ryan, em entrevista ao Terra.
Até a publicação desta matéria, o post no Twitter passava de 10 mil curtidas, 2 milhões de impressões e quase 2 mil retuítes, um deles sendo do perfil oficial de Anitta, o qual ela usa para interagir com seus seguidores do exterior.
e eu que fui aprovado no meu TCC sobre a internacionalização da carreira da Anitta pic.twitter.com/5Q3u4C6PRt
— cassiano 🪩 (@ryancassiano) June 27, 2023
Como surgiu o tema
A ideia de analisar a carreira de Anitta surgiu da paixão em comum pela cantora. Como sempre discutiram, de forma descontraída, a expertise da artista em relação ao marketing de sua própria carreira, eles aproveitaram a familiaridade com o tema para desenvolver o TCC juntos.
Com tema definido e apoio da orientadora, a professora Caroline Cardoso, partiram rumo à missão mais difícil: delimitar o período da carreira a ser analisado. A escolha acabou sendo pelo intervalo entre o fim do projeto Checkmate, em 2018, e o ano em que Anitta marcou presença no MTV Music Awards e entrou para a lista de convidados do MET Gala, em 2021.
"Decidimos, então, comparar as estratégias de internacionalização da carreira dela de acordo com os 4 Ps [Produto, Preço, Praça e Promoção, que é um conceito básico para qualquer ação de marketing]. Ser fã da Anitta ajudou em partes. Tínhamos muito conhecimento do assunto, mas tudo que colocávamos no trabalho tinha que ter embasamento teórico", conta Anna.
Todo o conceito do trabalho foi explicado pela dupla diretamente para Anitta, por meio de mensagem direta nas redes sociais. Eles, inclusive, aproveitaram a oportunidade para pedir um emprego.
"Eu me mudaria para quallquer lugar do mundo se ela pedisse", brinca Anna.
A resposta da Poderosa ainda não veio, mas a interação da famosa com a publicação da dupla já rendeu alguns fruutos. Além do carinho de amigos e familiares, bem como o engajamento nas redes sociais, um sentimento em particular: de "encerramento perfeito" de um ciclo.