Um estudo realizado pela Universidade de Oxford avaliou a relação do leite materno com a vida escolar. Os resultados mostram que crianças que receberam amamentação materna por pelo menos um ano tiraram notas maiores nas avaliações.
Segundo o artigo publicado pela revista científica Archives Of Disease in Childhood, alunos com amamentação materna por mais de seis meses tiveram 38% de chances de tirar nota máxima nas disciplinas de inglês e matemática.
A partir do levantamento, os pesquisadores identificaram também que crianças que foram amamentadas até os quatro meses tinham apenas 12% de probabilidade de passar em cinco das seis provas feitas no final do primeiro e segundo ano letivo do Ensino Médio, na Inglaterra.
Apesar do resultado, Reneé Pereyra-Elías, principal autora do levantamento, tentou tranquilizar as mães que não conseguem amamentar os seus fihos. "As mães que não conseguem amamentar não devem se sentir culpadas e preocupadas com o desempenho escolar de seus filhos, pois há inúmeros outros estímulos que são desenvolvidos", afirmou.
A pesquisa sobre os reflexos da amamentação na vida acadêmica foi feito com base nos dados de 5 mil crianças da Inglaterra.
.