Ex-BBB Sarah Andrade diz que leitura era local de fuga: ‘Ambiente em casa era conturbado’

Pai da influenciadora era dependente químico e sua mãe policial do BOPE; ela encontrou na leitura, o caminho para um mundo melhor

16 dez 2024 - 05h00
Sarah Andrade, ex-BBB, empresária e comunicadora
Sarah Andrade, ex-BBB, empresária e comunicadora
Foto: Fotógrafa: @carolinemoschei | Estúdio: @_wearepink | Look: @by_infinite

Se você morou no Brasil nos últimos quatro anos, há grandes chances de conhecer Sarah Andrade, de 33 anos. Ela participou do Big Brother Brasil 21, que consagrou Juliette Freire como grande campeã. Sua passagem pelo programa não foi apagada; pelo contrário, a brasiliense foi considerada uma das maiores "jogadoras" de sua edição.

  • Esta entrevista faz parte da série Eu Indico!, em que famosos compartilham suas histórias com os livros.

Atualmente, Sarah Andrade é empresária, influenciadora digital e neurocientista formada. Ela divide seu cotidiano entre a produção de conteúdo, a agenda de palestras e a leitura.

Publicidade

Para ela, os livros são como ansiolíticos com páginas: servem para desacelerar o ritmo de trabalho, relaxar e até estimular o sono. Sarah conta que, toda noite, religiosamente, tira um tempo para ler. No entanto, nem sempre foi assim. Ela foi alfabetizada e aprendeu a ler bem cedo, mas não se interessou pelo hábito de imediato.

A mãe tentava incentivá-la à leitura comprando títulos famosos, como o primeiro livro da saga Harry Potter. Sarah Andrade diz que até tentou ler o livro de J.K. Rowling, um dos maiores best-sellers da história, mas acabou desistindo no meio.

Sarah Andrade e sua mãe
Foto: Instagram | @sarahandrade

“Eu não gostava muito de ler. Achava chato, sabe? Era coisa de criança mesmo. Lá pelos meus 14 ou 15 anos, eu descobri o livro 'O Segredo'. Aí sim, foi um livro que me envolveu porque não tinha aquele aspecto escolar que eu estava acostumada; tinha uma pegada de autodesenvolvimento. Foi aí que comecei a gostar de ler”, conta ela.

Na mesma época em que começou a gostar de leitura, Sarah passava por um período conturbado em casa. Filha de uma policial militar e de um dependente químico, foi nas páginas dos livros que encontrou a possibilidade de se desvencilhar daquela realidade.

Publicidade

“Eu tive uma infância e adolescência um pouco complicadas. Meu pai era dependente químico, e minha mãe, policial militar. Ela trabalhava no BOPE, via muita coisa na rua e acabava trazendo isso para dentro de casa. Quem acabou me ajudando a me criar foi uma tia que tem autismo. Enfim, essa vida conturbada me fez procurar algo para fugir daquela realidade. Quando comecei a ler esses livros de autodesenvolvimento, comecei a entender que podia criar uma realidade para mim. Isso me ajudou a fugir do que eu vivia”, revela Sarah.

A ex-BBB define o livro O Segredo, de Rhonda Byrne, como seu "despertar" para a leitura. Mas outros títulos e autores, como Paulo Coelho, Mário Sérgio Cortella e Napoleon Hill, também fizeram parte de sua trajetória e ajudaram a moldar quem ela é hoje.

“Acho que a leitura despertou os meus sonhos novamente, entende? Conforme eu lia, fui entendendo muito mais sobre quem eu era. Então mudou a direção de onde a Sarah queria ir, o que eu queria para o meu futuro, a vida que eu queria conquistar. Sou muito grata por ter aprendido a ler esse tipo de conteúdo, porque realmente mudou quem eu sou hoje.”

Após construir uma carreira na mídia, Sarah Andrade vive um momento familiar melhor, e os livros não são mais uma fuga: agora, eles ocupam um lugar de aprendizado e relaxamento. Conforme sua agenda permite, ela procura ler um exemplar por mês.

Sarah Andrade, ex-BBB, empresária e comunicadora
Foto: Fotógrafa: @carolinemoschei | Estúdio: @_wearepink | Look: @by_infinite

“Tento todo mês começar uma leitura nova. De noite, antes de dormir, gosto de ler para desligar do dia, fazer um 'detox' de tecnologia. E, nesse momento de leitura, o sono vai chegando. Para mim, a leitura antes de dormir é sagrada; tira bastante da minha ansiedade. [...] Quando termino um livro, já pego outro. Acho que, se eu parar, vou 'enferrujar' [risos]”.

Aos leitores assíduos ou para quem está procurando algo para ler, Sarah Andrade indica Quem Pensa, Enriquece, de Napoleon Hill. Segundo ela, a obra é um ótimo caminho para buscar seu próprio sucesso.

Publicidade

“Quem vê o título já pensa que é algo apenas sobre educação financeira. Tem isso, mas acho que o livro vai muito além. Ele fala sobre como você adquire o sucesso, independentemente do que esse sucesso signifique para você. Ele ensina que sucesso pode ser tudo, desde formar seu filho na faculdade até entrar na lista de bilionários da Forbes. Vai ajudar a planejar, entender e buscar seu próprio sucesso.”

Quem Pensa, Enriquece: conheça o livro que mudou a vida de Sarah Andrade Quem Pensa, Enriquece: conheça o livro que mudou a vida de Sarah Andrade

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se