Foi-se o tempo em que o diploma em uma boa universidade era o bastante para chamar a atenção das empresas. Atualmente, muitos recrutadores veem a conclusão do ensino superior apenas como a primeira etapa e procuram os famosos “diferenciais” em seus candidatos.
É comum ficar ansioso para conseguir um novo emprego durante a faculdade e se frustrar quando os resultados não chegam logo. Mas para se destacar, é preciso incrementar o currículo. E para te ajudar nessa tarefa, Célio Antunes, autor do livro Carreira 360 Graus e presidente-fundador do Grupo Impacta, dá cinco dicas para você não estacionar no mercado de trabalho.
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Faça cursos livres
Atualmente é o jeito mais fácil, rápido e eficiente de adquirir conhecimento, pois as aulas aliam a parte teórica à prática e permitem a especialização dentro de um segmento. Este formato de ensino é o preferido das empresas durante a seleção e contratação de profissionais.
Incentive seu espírito empreendedor
As melhores instituições de ensino incluem o empreendedorismo em sua grade curricular. Busque estimular este espírito dentro de você, desenvolvendo ideias inovadoras, que representam um diferencial importante para se destacar dos concorrentes em uma oportunidade de emprego.
Pense em fazer intercâmbio
Informe-se sobre a possibilidade de ingressar em universidades estrangeiras. Estudar em outro país traz não só o conhecimento teórico da carreira, como desenvolve a pessoa para a vida, com a troca de experiências culturais e, mais importante, o aprendizado de novos idiomas.
Palestras
Participe de workshops, palestras, oficinas e demais atividades complementares que a faculdade oferece. O contato direto com profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho traz novas ideias e permite aumentar a rede de contatos para realizar o networking.
Não pare de estudar
Tente assistir aulas de outras áreas ou cursos da graduação para ampliar seu conhecimento. Há faculdades que gravam as aulas e disponibilizam na web ou até permitem a matrícula e participação como aluno especial. Hoje o candidato precisa ter uma bagagem cultural grande para atender as novas demandas das organizações.