Garoto de 15 anos que foi capa da Times criou sabonete para tratar câncer de pele

Heman Bekele faz experiências desde pequeno e vem chamando atenção no mundo da ciência com as suas descobertas

27 ago 2024 - 16h23
(atualizado às 17h52)
Garoto de 15 anos que foi capa da Times criou sabonete para tratar câncer de pele
Garoto de 15 anos que foi capa da Times criou sabonete para tratar câncer de pele
Foto: Reprodução/Instagram

O norte-americano Heman Bekele foi uma dos nomes mais comentados na última semana após ser nomeado a “Criança do Ano” pela revista Times. Com apenas 15 anos, o garoto criou um sabonete que tem potencial para tratar e até prevenir várias formas de câncer de pele e sonha em tornar esse sonho em realidade.

“Sou realmente apaixonado por pesquisas sobre câncer de pele. Seja a minha própria pesquisa ou o que está acontecendo no campo. É absolutamente incrível pensar que um dia minha barra de sabão poderá causar um impacto direto na vida de outra pessoa. É por isso que comecei tudo isso em primeiro lugar”, diz ele em entrevista para a Times.

Publicidade

Essa ambição começou cedo. Imigrante da cidade de Addis Ababa, Etiópia, o menino foi para os Estados Unidos com a família quando tinha quatro anos. De acordo com ele, as primeiras memórias que têm são de trabalhadores sob o sol forte e sem qualquer proteção. Ele se lembra que os pais ensinavam o perigo de estarem expostos sem protetor solar ou roupas adequadas e, quando chegou na América, entendeu o quão mal a radiação ultravioleta poderia fazer. Logo, começou a pensar como poderia ajudar e iniciou suas “poções”. 

À Times, ele conta que simplesmente sentia curiosidade em misturar os compostos e ver o que iria acontecer. Há pouco tempo, ele leu sobre um medicamente aprovado e promissor para combater uma forma de câncer de pele e vários outros chamado “imiquimod”. Porém, ele é prescrito como parte de um plano mais amplo de tratamento, o que fez Heman pensar sobre uma forma para disponibilizá-lo de forma fácil para pessoas nos estágios iniciais da doença. A resposta veio pouco depois: uma barra de sabão. 

Garoto de 15 anos que foi capa da Times criou sabonete para tratar câncer de pele
Foto: Reprodução/Instagram

Um sabonete pode entregar um medicamento de forma simples e muito mais acessível. “Quase todo mundo usa sabão e água para limpeza. Então sabão provavelmente seria a melhor opção”, Heman diz se lembrar de ter pensado desta forma. 

A partir dessa ideia, ele combinou o sabão com uma nanopartícula à base de lipídios que permaneceria na pele mesmo quando o sabonete fosse lavado tal qual um hidratante ou perfume. Em 2023, ele enviou um vídeo com a sua ideia para um desafio de uma empresa chamada 3M em parceria com a Discovery Education, o Youg Scientist Challenge. 

Publicidade

Após o envio, ele avançou por cada etapa e se tornou o vencedor do desafio, ganhando um prêmio de US$ 25 mil (cerca de R$ 137.503,75, de acordo com a cotação atual). Em fevereiro deste ano, ele conseguiu a oportunidade de fazer as suas pesquisas em um laboratório próprio para o experimento e também um patrocínio.

Atualmente, ele é um dos principais pesquisadores do laboratório de uma empresa chamada Melanoma Research Alliance, alterando com os estudos. Embora o menino compreenda que ainda há um longo caminho para levar sua invenção para os humanos, ele se diz empenhado. 

Além da ciência, a criança também faz “coisas normais” e faz parte da banda da escola, joga basquete e é fã de livros de fantasia.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro de vestibulares, Enem e dicas para a sua carreira!
Ativar notificações