Oferecimento

‘Golpe da raiz quadrada’ viral no TikTok pode tirar pontos no Enem; entenda

Vídeos com milhares de visualizações ensinam macete para calcular raiz quadrada, mas cálculo só funciona em casos específicos

22 ago 2024 - 08h15
"Golpe da raiz quadrada" é equação que só funciona em alguns casos, e não pode ser usada sempre
"Golpe da raiz quadrada" é equação que só funciona em alguns casos, e não pode ser usada sempre
Foto: Imagem ilustrativa/Freepik

Nem toda dica que vem das redes sociais vale a pena ser usada na hora de resolver uma questão em uma prova. É o caso do “golpe da raiz quadrada”, uma solução “mágica” que tem viralizado nas redes sociais para resolver problemas de matemática, mas que serve apenas em casos muito específicos, e não deve ser levado como um macete.

Vídeos publicados no TikTok e no Instagram mostram que o truque ‘milagroso’ pode poupar tempo na resolução de questões de raiz quadrada. O problema é que o uso do macete está errado na maioria dos casos.

Publicidade

A professora de matemática Maura, por exemplo, ensina o truque em seu perfil do TikTok, mas faz uma observação no vídeo dizendo que o cálculo só serve em casos especiais.

Entenda o caso

A maneira rápida serviria para descobrir a raiz quadrada de um número por meio da soma dos algarismos, e subtraindo 2 do resultado.

Nos vídeos, o truque funciona para alguns números mostrados, como por exemplo: √64: 6 + 4 - 2 = 8. Ou: √25: 2 + 5 - 2 = 5. No entanto, isso é apenas coincidência.

Para descobrir que a conta não dá certo, basta fazer o teste com outros números, que não estão no post, como por exemplo √144. Pela técnica ensinada, seria necessário calcular 1 + 4 + 4 - 2 = 7. Só que a raiz quadrada de 144 é 12 (e não 7).

Publicidade

Outra prova é √36. Basta calcular 3 + 6 - 2 = 7. E a raiz quadrada de 36 é 6.

O cálculo da raiz quadrada é uma operação matemática exigida em várias questões de matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e caso alguém tente usar o macete ensinado nos vídeos, pode acabar tendo a nota prejudicada.

Por isso, ao aprender um novo truque ou dica matemática nas redes sociais, procure sempre fazer o teste com números diferentes dos apresentados. Também vale consultar um professor de confiança para saber se a tática funciona para a resolução do problema.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se