O governo do Estado de São Paulo sancionou nesta segunda-feira, 18, o decreto que institui o Provão Paulista, uma prova para alunos de ensino médio de escolas públicas, alternativa ao vestibular, que dá acesso a universidades públicas como USP e Unicamp, por exemplo. Ao todo, são 13 mil vagas em universidades públicas do Estado.
No Provão Paulista, os candidatos serão avaliados em todos os componentes curriculares do Currículo Paulista e nos moldes de vestibular, informou o governo de SP.
Segundo o secretário da Educação de São Paulo, Renato Feder, o principal objetivo do Provão Paulista é democratizar as oportunidades de acesso ao ensino superior público.
“Com ajuda do Provão, a rede também conseguirá avaliar, de forma mais detalhada, o desempenho dos alunos matriculados no Ensino Médio ano a ano e não apenas ao fim do ciclo”, disse.
O que é o Provão Paulista?
O Provão Paulista é uma nova avaliação criada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que permite o ingresso direto de estudantes do ensino médio em universidades públicas paulistas.
Por que ele foi criado?
O Provão Paulista foi criado para proporcionar uma nova opção de acesso ao ensino superior e combater o abandono e a evasão escolar no ensino médio, incentivando os estudantes a continuarem seus estudos e ingressarem em universidades públicas.
Quando acontece o Provão Paulista?
A avaliação será aplicada pela primeira vez em novembro de 2023, com resultados que poderão ser usados para ingresso dos estudantes do 3º ano do ensino médio.
Como é feito o Provão Paulista?
A prova consiste em questões de múltipla escolha e redação, e será aplicada de forma presencial e fiscalizada nas escolas estaduais. A avaliação seguirá os moldes do vestibular.
Quem pode participar do Provão Paulista?
Podem participar do Provão Paulista todos os estudantes do ensino médio da rede estadual de São Paulo, incluindo os alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).
Onde é feito o Provão Paulista?
O Provão Paulista é realizado nas escolas estaduais de São Paulo, incluindo as Etecs.
Como será nos próximos anos?
• 2024: o acesso às vagas será obtido pela nota acumulada dos alunos nos Provões Paulistas realizados no 2º e no 3º ano do ensino médio.
• 2025: serão considerados os resultados dos Provões Paulistas realizados ao longo dos três anos do ensino médio.
Quais universidades participam do Provão Paulista?
• Universidade de São Paulo (USP)
• Universidade de Campinas (Unicamp)
• Universidade Estadual Paulista (Unesp)
• Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)
• Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza.
Resultados
Os resultados do Provão Paulista podem ser utilizados como acesso direto a vagas nas universidades públicas e Fatecs de São Paulo para início dos cursos. Após a realização da prova, os resultados serão divulgados pelas instituições organizadoras. Eles poderão ser utilizados como acesso direto às vagas nas universidades públicas e Fatecs de São Paulo, abrindo portas para a vida acadêmica e profissional.