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Instituto Cervantes aposta em cursos online de espanhol no Brasil

9 abr 2015 - 18h35
(atualizado às 18h35)

O Instituto Cervantes considera que a plataforma virtual que desenvolveu para ensinar espanhol na internet pode contribuir para multiplicar sua presença no Brasil, país que o órgão cultural do governo espanhol continua classificando como prioritário.

"O início das aulas virtuais de espanhol é nossa grande aposta no Brasil, porque se trata de um país muito grande, e não podemos contar com centros físicos em todas as cidades", disse nesta quinta-feira em entrevista à Agência Efe o secretário-geral do Instituto Cervantes, Rafael Rodríguez-Ponga.

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O secretário-geral disse que debateu o assunto em uma reunião de dois dias que teve nesta semana em Brasília com os diretores dos oito centros que o instituto tem no Brasil e os instruiu a começar a preparar o lançamento do produto.

"Faremos uma apresentação pública do curso online no Brasil. Não sabemos se podemos começar já neste ano, mas a ideia é que os oito centros trabalhem conjuntamente para divulgar os cursos na internet", afirmou Rodríguez-Ponga, doutor em Filologia Hispânica pela Universidade Complutense.

Segundo o secretário-geral, que foi subsecretário da Agência Espanhola de Cooperação Internacional entre 2001 e 2004, a internet permitirá ao instituto superar as limitações que enfrenta por trabalhar com apenas oito centros no Brasil, onde detectou uma grande demanda pela aprendizagem do espanhol.

"Não podemos oferecer aulas presenciais em todo o Brasil, mas contamos com aulas virtuais que podemos vender na internet em todo o país", afirmou.

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Rodríguez-Ponga acrescentou que o Brasil pode ser um dos principais mercados para a chamada Aula Virtual de Espanhol (AVE), uma plataforma virtual desenhada especificamente pelo Cervantes para a aprendizagem e o ensino de espanhol como língua estrangeira através de internet.

"Trata-se de um método de ensino de espanhol tecnologicamente muito avançado e já adaptado para telefones celulares, tablets e qualquer ferramenta digital, navegador ou sistema operacional", disse.

Ele acrescentou que a plataforma do AVE, com grande material didático disponível, oferece diversos cursos para instituições e estudantes em qualquer lugar do mundo e pode atender aos diferentes ritmos de aprendizagem e às necessidades específicas de cada usuário.

Os cursos oferecidos online correspondem aos níveis A1, A2, B1, B2 e C1, que são basicamente os mesmos presenciais que o Cervantes ministra em seus centros físicos em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

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De acordo com o secretário-geral, o número de matrículas no Brasil se manteve estável nos últimos anos - apesar das dificuldades econômicas que o país atravessa - e a demanda por aprender espanhol continua crescendo.

"Sem dúvida o Brasil continua sendo uma de nossas prioridades mais claras. Temos feito um grande esforço e uma grande investimento para manter os oito centros que temos no país, e isso representa uma aposta e uma confiança no futuro", declarou.

Rodríguez-Ponga também participará hoje e amanhã, em Brasília, de uma reunião da EUNIC, órgão que reúne os institutos nacionais de cultura da União Europeia (UE) e cuja presidência rotatória será ocupada pela Espanha a partir de junho.

"A intenção é analisar como os centros culturais europeus de cultura podemos colaborar no Brasil e em toda a América do Sul e como podemos nos apresentar como representantes não só da cultura espanhola ou italiana, mas europeia", explicou.

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O secretário-geral acrescentou que neste encontro será discutida a possibilidade de que os centros europeus de cultura dividam sedes e infraestruturas nos países sul-americanos.

  
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