Fazer intercâmbio para investir na carreira está nos planos de 75% dos estudantes. Segundo o levantamento Selo Belta, realizado pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, 15,4% dos interessados planejam a viagem para o segundo semestre deste ano, enquanto 28,6% estão de olho em concretizar o plano no 1º semestre de 2024, e 21% esperam viajar em 2025 ou em data posterior .
"A pesquisa Selo Belta 2023 mostrou que há um interesse genuíno dos estudantes pela experiência internacional. Mas só isso não basta. Todos os fatores do destino escolhido, como qualidade de vida do país e do ensino escolhido, precisam ser pensados na hora de realizar a experiência, pois impactarão diretamente no investimento final", explica Alexandre Argenta, presidente da Belta, em entrevista ao
Valor Investe.
A lista de destinos que podem conciliar estudo e trabalho ganham a preferência dos estudantes, como por exemplo, o Canadá (21%), Estados Unidos (16,5%), Reino Unido (11%) e Austrália (5,6%).
Outro destino que se destaca na busca dos viajantes é a Argentina. O país tem uma moeda desvalorizada quando comparada ao real, assim barateando o preço das passagens aéreas, o que se torna atrativo para o bolso dos estudantes. Além disso, não é preciso do visto, caso o programa dure até 90 dias.