A interpretação textual é essencial para redações como a do Enem, envolvendo a compreensão do texto e a extração de significados e intenções do autor.
Com a aproximação de uma das datas mais aguardadas por estudantes do Brasil, o dia da realização do Exame Nacinonal do Ensino Médio (Enem), surge também uma ansiedade com um dos momentos mais importantes da prova: a redação. Para garantir uma boa nota, é necessário treinar mais que somente o processo de escrever. Antes de colocar a mão na massa e fazer o texto em si, é preciso gastar alguns minutos para garantir uma boa interpretação de texto.
Interpretação textual é o processo de entender e analisar um texto e extrair dele significados e intenções do autor. A partir da compreensão dos materiais de apoio fornecidos na prova é que o estudante poderá entender e questionar o que foi lido para, assim, fortalecer a escrita de sua redação.
O que é interpretação de texto?
Para interpretar bem um texto, é preciso compreender seus detalhes explícitos e implícitos, bem como explicá-los. Uma boa interpretação textual também leva em consideração o contexto das informações presentes.
Para ter uma boa nota na redação do Enem, o candidato precisa ter bons conhecimentos sobre a atualidade e o cotidiano do Brasil e do mundo, por meio de acesso a jornais, por exemplo.
Como fazer interpretação de texto?
Uma boa interpretação de texto considera os objetivos e a intenção comunicativa do autor, analisando os elementos presentes no texto para compreendê-lo.
A interpretação de texto consiste em realizar um processo racional de análise do texto, extraindo significados dos elementos textuais. Para isso, é possível fazer perguntas como 'quem é o enunciador?', 'qual é o seu objetivo?' e 'por que ele fez essa afirmação?'.
Existem textos dos quais é possível extrair mais de um significado. Isso acontece porque, além da intenção do autor, cada pessoa que interpreta um texto tem repertórios distintos, o que fornece significados diferentes às mesmas frases.
Interpretação de texto e compreensão de texto são o mesmo?
Ainda que pareçam similares, interpretar e compreender textos podem ser vistos como questões diferentes. Compreender textos está mais ligado ao entendimento objetivo do que está escrito e a indicar o que é afirmado pelo autor. A compreensão pode gerar um bom resumo dos textos, por exemplo.
Já a interpretação textual se relaciona mais à capacidade de trazer os significados presentes no texto e inferir sentidos implícitos. Uma boa interpretação de texto poderá gerar conclusões e análises mais profundas e críticas.
3 dicas para melhorar a interpretação de texto
Especialistas apontam que uma boa interpretação textual requer ao menos duas leituras do texto. Destacar palavras importantes podem ajudar nesse processo.
Elaborar resumos e resenhas do assunto, ainda que mentais, ajuda a fixar o conteúdo e dar mais clareza, sobretudo no contexto do Enem, por exemplo.