Ticiana Villas Boas, de 43 anos, revelou no início de setembro de 2024 que trocou a televisão para ser cacauicultora. Ou seja, a ex-âncora do Jornal da Band passará a trabalhar na área rural, focada no ramo de cacau.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A informação pegou seus seguidores de surpresa, visto que a apresentadora ganhou fama nacional por ocupar um posto fixo em um dos maiores noticiários do País. Por muito tempo, ela dividiu a bancada com o saudoso Ricardo Boechat (1952-2019).
Segundo Ticiana, o contato com o cacau ocorreu cedo, na fazenda de seu avô, Luiz Tanajura.
"Vou revelar uma parte da origem e história da minha família: o mundo do cacau. Nele, eu, minha mãe e meus irmãos vivemos boa parte da infância e da adolescência", contou.
O avô dela morreu em meados de 2021, aos 92 anos de idade, mas deixou o legado para os herdeiros. Em relato nas redes sociais, a ex-jornalista afirmou que é sua tarefa "dar continuidade à história da família".
"Ele faleceu e coube a mim a tarefa de dar continuidade à nossa história. Sou a quarta geração de cacauicultores da família Tanajura [meu sobrenome por parte de mãe]. Vou dar o meu melhor para ajudar essa região da Bahia que é tão carente a se desenvolver", acrescentou ela, visivelmente animada. "Vou com tudo! Agora também sou cacauicultora".
A reportagem do Terra procurou a jornalista para comentar sua nova fase, mas não obteve sucesso. O espaço segue aberto para manifestações.
A carreira de Ticiana Villas Boas
Nascida em 1980, em Salvador (BA), Ticiana Villas Boas é filha de uma engenheira e de um advogado, ambos funcionários da companhia de águas da capital do estado. Ela, inclusive, nunca escondeu ou negou que pertence à elite soteropolitana.
"Não tenho problema com isso [ser chamada de arrivista] porque venho de duas famílias muito tradicionais da Bahia", disse ela, entrevista à revista JP. Na mesma época, lembrou que seus pais estudaram com Duda Mendonça e Nizan Guanaes e que seus avós eram próximos de Antônio Carlos Magalhães, um dos caciques políticos do estado.
Na juventude, cursou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal da Bahia. Seu primeiro trabalho foi na TV Educativa da Bahia, a TVE. Não há informações exatas sobre o período em que atuou na transmissora, mas sabe-se que foi efetivada no canal.
Na TVE, Ticiana fez de tudo um pouco, inclusive, auxiliou na produção e edição de reportagens e documentários. Em 2005, ela migrou para o Grupo Bandeirantes de Comunicação, onde passou a maior parte da carreira.
Não há informações de que Ticiana tenha feito algum curso extracurricular ou pós-graduação. O que se sabe é que em 2010 ela recebeu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Melhor Âncora.
Apresentadora da Band
Contratada para ser repórter da afiliada da Band na Bahia, ela se destacou e, em 2006, aceitou o convite para ser transferida para São Paulo. Em 2007, ganhou a oportunidade de apresentar seu primeiro programa, o Atualíssima (Band), com Leão Lobo. Em 2008, subiu ao lugar mais alto da emissora, o de âncora no Jornal da Band, atuando ao lado de Ricardo Boechat (1952-2019).
Na época em que foi anunciada como apresentadora do telejornal, Ricardo Boechat enalteceu Ticiana em rede nacional, chamando-a de "uma repórter talentosíssima". Anos depois, o apresentador voltou a defendê-la na mídia, afirmando que Ticiana "progrediu com as próprias pernas" e sem depender do marido.
A jornalista é casada com Joesley Batista, presidente da J&F, holding da JBS. Os dois são pais de Joesley Filho.
Em 2014, ela foi alvo de uma controvérsia envolvendo a revista Veja, quando, em entrevista, falou sobre "como é ser rica e não ter limite de gastos ou conhecimento de preços". O material foi retirado do ar após pressões do empresário.
Na mesma época, ela sofreu retaliações por ter envolvimento romântico com o empresário, que é um dos donos da JBS, implicada na Operação Lava Jato.
Ticiana de volta à TV
Em 2015, Ticiana Villas Boas voltou à TV, desta vez, no SBT. Ela foi contratada para apresentar o Bake Off Brasil, e depois comandou o BBQ Brasil (2016).
Seu último trabalho nas telas foi em Duelo de Mães, na mesma emissora, onde ficou até 2022. No mesmo ano, Ticiana Villas Boas anunciou sua saída definitiva da televisão para viver uma vida mais reclusa e "se dedicar a novos projetos".