Os 1.096 profissionais de medicina formados no Brasil inscritos no programa Mais Médicos começam a atuar nesta segunda-feira em 454 municípios de regiões carentes do País. Ainda em treinamento, com duração prevista de três semanas, os médicos estrangeiros dão início às suas atividades em 16 de setembro. Os profissionais foram contratados para atender a população em unidades básicas de saúde do interior e das periferias de grandes cidades. Ao todo, 3.511 cidades haviam solicitado 15.450 profissionais.
O Ministério da Saúde anunciou eventos de recepção para os brasileiros inscritos no programa em pelo menos seis capitais: Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro, todos às 10h.
Desde a última segunda-feira, 682 médicos formados no exterior estão em treinamento para começar a atuar no Brasil. São 400 médicos cubanos, 166 estrangeiros de outros países e 116 brasileiros com diplomas do exterior. Eles atenderão 519 municípios e 16 distritos indígenas. O programa sofre resistência de entidades médicas e profissionais cubanos chegaram a ser hostilizados em sua chegada ao País.