O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou neste domingo (19) que também está analisando se houve erros na correção das provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No sábado (20) em entrevista coletiva o ministro Abraham Weintraub havia dito que o problema na correção tinha ocorrido apenas no segundo dia de aplicação do exame e que teria afetado 9 mil candidatos.
O Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação, informou que a ampliação da análise ocorreu para "tranquilizar" e dar segurança aos candidatos, já que muitos estão pedindo nas redes sociais para que houvesse a revisão também do primeiro dia.
O Enem é feito em dois domingos. No primeiro dia, os candidatos fazem a redação e as provas de Ciências Humanas e Linguagens. No segundo, a de Ciências da Natureza e Matemática.
O MEC manteve a data de abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para esta terça-feira, 21. É por esse sistema que os candidatos usam suas notas no Enem para tentar uma vaga em cursos e universidades.