Oferecimento

MEC vai abrir edital para transferência de alunos da Gama Filho e UniverCidade

17 jan 2014 - 08h04
(atualizado às 08h05)

O Ministério da Educação (MEC) vai abrir edital para instituições de ensino interessadas em receber os alunos das universidades descredenciadas esta semana - Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade).

De acordo com o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Jorge Messias, o edital vai priorizar as universidades que oferecerem valores de mensalidades próximos aos que os estudantes pagavam. Também terá prioridade as que apresentarem maior aproveitamento dos estudos para garantir a formação dentro do prazo.

Publicidade

As instituições interessadas disputarão lotes montados com diferentes cursos. "A ideia do lote é importante porque permite que instituições participem e apresentem propostas para cursos com maior número de alunos, que teriam maior interesse econômico, e também cursos que teriam menor número de alunos, que teriam menor interesse econômico", explicou. "O lote vai garantir que todos os alunos, de todos os cursos, possam ser contemplados com a transferência", completou.

Uma comissão de alunos cada uma das universidades foi ouvida pelo MEC na quarta-feira (16) para ajudar na construção do edital. Os estudantes, no entanto, defendem a federalização das instituições descredenciadas, possibilidade descartada pelo ministério. "Nós acreditamos que é dever do governo federal, por lei, regulamentar o ensino superior, e já que isso não foi feito de forma satisfatória nesse tempo, que ele possa arcar com a responsabilidade de assumir os alunos", disse Bruno Soares, aluno do oitavo período de medicina da Gama Filho.

Agência Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se