Silvio Santos morreu no último sábado, 17, aos 93 anos, deixando um legado imensurável para a comunicação e o mundo dos negócios. Com apenas um curso técnico de contabilidade e sem ensino superior, o apresentador deu um dos primeiros passos de sua vida profissional como camelô e construiu um império com o SBT como parte mais conhecida de sua carreira.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Além do Sistema Brasileiro de Televisão, o empresário também investia em marcas, como Jequiti Cosméticos, o Baú da Felicidade e a Tele Sena, totalizando um portfólio de mais de 30 empresas. De acordo com a revista Forbes, os negócios o levaram a uma fortuna avaliada em R$ 1,6 bilhão.
Mesmo que tenha alcançado tamanho sucesso sem a formação superior, Silvio Santos foi um verdadeiro incentivador da educação de suas seis filhas. De administração até medicina veterinária, veja onde Cintia, Silvia, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata estudaram.
Cintia Abravanel
Mãe de três filhos, incluindo Tiago Abravanel, Cintia é fruto do casamento de Silvio Santos com Cidinha, sua primeira esposa. Primogênita do apresentador, ela sempre levou jeito com desenhos e pinturas, mas seguiu outros rumos ao longo da vida.
Durante anos foi responsável pela administração do Teatro Imprensa e foi diretora-presidente do Centro Cultural Grupo Silvio Santos. Nos estudos, Cintia cursou a Escola Pan-americana de Artes, por indicação de amigos, e desenvolveu seu lado de artista plástica.
Silvia Abravanel
Segunda filha do apresentador, Silvia foi adotada durante o relacionamento dele com Cidinha. Ainda jovem, aos 16 anos, foi trabalhar como produtora no SBT. No entanto, ao concluir a escola, seguiu um caminho um pouco diferente dentro da família.
Neste caso, contra a vontade do pai, a então garota mudou-se para Presidente Prudente, no interior de São Paulo, para cursar Medicina Veterinária na Universidade do Oeste Paulista.
Aos 53 anos, porém, ela já deixou a formação de veterinária no passado. Com programas como Bom Dia & Companhia, Casos da Vida Real e Programa Cor de Rosa no currículo, Silvia comanda o Sábado Animado, desde 2022.
Daniela Beyruti
Primeira filha de Silvio Santos com Íris Abravanel, Daniela costuma usar o sobrenome do marido, Marcelo Beyruti. Vice-presidente do SBT desde abril de 2023, a terceira filha se formou em Comunicação Social na Liberty University, nos Estados Unidos.
Antes de chegar ao cargo atual, ela passou pelos postos de diretora executiva e diretora artística na emissora.
Patrícia Abravanel
O começo da vida estudantil de Patrícia não foi tão simples. Na época da escola, foi convidada a se retirar do colégio por indisciplina. No entanto, passou alguns anos nos Estados Unidos para se formar em Administração na Liberty University.
Com passagens pelo lado dos negócios das empresas do pai, a quarta filha atualmente é apresentadora. Ela comanda o Programa Silvio Santos desde 2021. Antes, trabalhou no Cante Se Puder, Máquina da Fama e Vem pra Cá.
Rebeca Abravanel
Apresentadora do Roda a Roda desde 2017, Rebeca tem formação em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Além da atuação na televisão, ela já foi diretora-executiva da Jequiti.
Renata Abravanel
Embora tenha pouco contato com as câmeras, a caçula é peça importante para as empresas do pai. Formada em Administração de Empresas pela Liberty University e no programa de formação de diretores da Harvard Business School, ela é presidente do conselho do Grupo Silvio Santos.
Morte de Silvio Santos
O apresentador Silvio Santos, de 93 anos, morreu na madrugada deste sábado. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, no bairro do Morumbi, na zona Sul de São Paulo, desde o dia 1º deste mês, para tratar um quadro de H1N1, subtipo da influenza A. A informação foi divulgada pelo SBT nas redes sociais.
"Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria", disse o SBT em post no X (antigo Twitter).
A causa da morte do apresentador foi em decorrência de broncopneumonia após infecção por H1N1, informou boletim médico divulgado pelo hospital.