O novo ministro da Educação, Cid Gomes, planeja adotar uma prova online no Enem e aplicar o exame mais de uma vez por ano, de acordo com informações publicadas pela Folha de S. Paulo. Cid Gomes disse que encaminhará a proposta à presidente Dilma Rousseff.
Sua ideia é acabar com a aplicação do Enem num único fim de semana e criar uma janela de dias em que os candidatos poderiam ir a locais credenciados para fazer a prova. O exame deixaria de ser em papel e passaria a ser respondido em terminais de computadores, nos quais as perguntas estariam instaladas. Cada candidato faria uma prova diferente, com escolha aleatória das questões.
O modelo se assemelha ao SAT, uma espécie de Enem dos Estados Unidos, que permite a aplicação de questões distintas simultaneamente.
A aplicação da prova ficaria a cargo de uma rede previamente credenciada e pública. O candidato teria a chance de fazer quantas edições desejasse, cabendo às instituições de ensino indicar quais versões seriam aceitas para o ingresso.
O ministro defende que a primeira aplicação seja gratuito, às custas do governo. Nas demais, o candidato pagaria uma taxa.
A proposta de mais de uma edição do Enem por ano já tinha sido feito em 2009 pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad, mas acabou descartada pelo governo federal.
Prepare-se para os principais vestibulares com a ajuda dos professores mais bem conceituados e tenha a chance de melhorar seu desempenho nas provas. Ainda dá tempo! Matricule-se já e comece a estudar sem sair de casa!