A escolha da escola para os filhos é uma decisão crucial para os pais e responsáveis. Com tantas opções disponíveis, a busca pela instituição de ensino ideal pode ser desafiadora. Psicopedagogas explicam que o mais recomendado é que tanto a criança quanto os familiares ou responsáveis se sintam acolhidos e bem-vindos pela escola, e ainda, que a instituição escolhida tenha valores parecidos com os que são idealizados por eles.
Especialistas enfatizam que não existe uma escolha única que atenda a todas as famílias. A educadora e psicopedagoga Joanice Bezerra, que é conselheira vitalícia da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPP) na Bahia, argumenta que os pais devem considerar suas próprias expectativas em relação à educação de seus filhos. Isso inclui o que eles valorizam na educação e a cultura familiar em que desejam que seus filhos cresçam.
Márcia Affonso também é psicopedagoga e atua como vice-presidente da ABPP em São Paulo. Ela acrescenta que a escolha deve ser baseada no alinhamento entre a abordagem da escola e as expectativas dos pais. É fundamental que os pais entendam o que a escola oferece em termos de educação e cultura, e como isso se encaixa em suas próprias crenças e valores.
A questão do alinhamento de valores entre a escola e a família é crucial. De acordo com Joanice Bezerra, essa compatibilidade é importante para garantir que a educação da criança seja consistente e harmoniosa. Quando a escola e a família compartilham valores semelhantes, a criança se beneficia de uma experiência de aprendizado mais coerente.
Educação em casa e educação na escola
Uma preocupação entre os profissionais da educação é a tendência de alguns pais em delegar para a escola a responsabilidade pela educação que deveria ser dada em casa.
Márcia Affonso observa que, cada vez mais, existe uma terceirização da educação para a escola. Os pais podem buscar na escola o que não é fornecido em casa, muitas vezes sobrecarregando a instituição de ensino.
Ela menciona que a escolha da escola pode variar de família para família. Algumas podem valorizar o uso de tecnologia, enquanto outras preferem uma abordagem mais tradicional, ou até mais lúdica. A flexibilidade e o diálogo entre a escola e os pais são essenciais para encontrar um equilíbrio.
“Por exemplo, quando falamos de um pai que tenha essa pegada de informática muito forte, então quer colocar o filho numa escola que tenha isso, porque julga que isso é importante. Mas também, em contrapartida, a família pode pensar o inverso, é a fase da infância, tem brincadeiras de infância, folclore, tem que deixar explorar o mundo concretamente, porque tem a vida inteira e tem também a casa que vai dar conta dessa informática”, diz.
“Então eu acho que varia muito de família pra família, você pode ter benefícios de proporcionar para uma criança pequena uma experiência que é concreta, que é da infância”, completa Márcia.
A quem recorrer?
Ambas as psicopedagogas recomendam que os pais busquem orientação profissional ao escolher uma escola. Joanice Bezerra enfatiza que psicopedagogos são especialistas em aprendizado e desenvolvimento infantil e podem oferecer pontos de vista valiosos. Além disso, consultar amigos e familiares que tenham experiência na escola também pode ser útil.
“Profissionais da área de educação, psicopedagogas, são os profissionais adequados para estar conversando sobre as questões que vão além dessa questão do espaço físico da escola, porque por falta de conhecimento, pela ignorância, às vezes, na maioria das vezes, querer dar o melhor, dar aquilo que eu não tive, às vezes a gente precipita. Então, eu sempre aconselho para a criança que ela vá à escola antes da matrícula, dê uma voltinha, para ela sentir aquele espaço, porque ela pode não ter ainda a maturidade para escolher”, recomenda.
Ela complementa dizendo que é importante também observar o espaço físico, metodologias de ensino, até os alunos e profissionais, da diretoria à portaria da escola, para que a família toda se sinta acolhida. “A equipe escola que começa do porteiro, que vai até o diretor, ou que começa do diretor e vai até o porteiro, a ordem não importa, porque é uma equipe. Quando você sente que há essa integração, já é um bom caminho para uma escolha na escola”, ressalta.
As psicopedagogas ressaltam alguns pontos cruciais para os pais ou responsáveis que estão no processo de escolher a escola dos filhos. Veja a seguir:
• Expectativas e Valores: Considerar o que a família valoriza em termos de educação e cultura.
• Alinhamento: Verificar se a abordagem da escola está alinhada com as expectativas dos pais ou responsáveis.
• Localização: Avaliar a praticidade da localização da escola em relação à residência da família.
• Flexibilidade: Buscar escolas que permitam diálogo e adaptação às necessidades das crianças.
• Intuição: Confiar na intuição dos pais ou responsáveis, que muitas vezes têm um papel importante na decisão final.