A 66ª edição do Prêmio Jabuti, prestigiado prêmio literário brasileiro, revelou seus finalistas para 2023, premiando obras publicadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro. No entanto, a indicação de O Voo do Ovo (PeraBook), livro infantil de Raquel Matsushita, provocou críticas e uma polêmica. A obra só chegou às livrarias em 25 de junho, após o prazo de inscrição, que ia de 25 de abril a 13 de junho.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Apesar dos protestos do grupo de editoras independentes Livro Livre, que apontou uma possível falta de clareza nas regras de elegibilidade quanto à data de publicação, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) manteve a indicação, esclarecendo que considera a data de registro e publicação oficial, e não a de eventos de lançamento ou divulgação.
O Voo do Ovo obteve seu ISBN em setembro e foi impresso em novembro de 2023, garantindo sua elegibilidade, segundo a CBL.
Além de O Voo do Ovo, na categoria Infantil também foram indicados A Menina com os Pés no Chão (Florear Livros), Cabo de Guerra (Santillana Educação), Neguinha, Sim! (Companhia das Letrinhas) e O Menino que Andava sobre Hipopótamos (Estrela Cultural).
Outro título da PeraBook, A Bicicleta do Tempo, inscrito na categoria Juvenil, também foi alvo de questionamento por sua publicação em junho. No entanto, esse livro não avançou para a fase final da premiação.