A atriz Fernanda Torres, que venceu o Globo de Ouro no último domingo, 5, foi elogiada pelo professor de inglês conhecido por dar dicas do idioma nas redes sociais, Felipe Coelho. Ele publicou um vídeo afirmando que a pronúncia da artista foi ‘impecável’.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A atriz discursou após ser premiada como Melhor Atriz de Drama pela sua atuação impecável como Eunice Paiva, em Ainda Estou Aqui. O longa dirigido por Walter Salles narra a história de Eunice Paiva e sua luta após o desaparecimento do marido, o ex-deputado Rubens Paiva, durante a ditadura militar.
"Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia! Ela estava aqui há vinte e cinco anos. Isso é uma prova de que a arte dura na vida até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou. Com tantos problemas hoje no mundo, tanto medo, esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esse", afirmou durante a premiação.
O professor falou sobre o sotaque de Fernanda, e destacou sua fluidez durante o discurso.
“Gente, é sério. Ninguém está falando do inglês da Fernanda Torres? Geralmente, as pessoas rasgam elogios para brasileiros que falam aparentemente sem sotaque ou com pouco sotaque, o que não é o caso da Fernanda. Ela tem sotaque próprio, que nem é americano, nem britânico, ou a mistura dos dois com brasileiro, mas isso não compromete o cuidado com a pronúncia que ela tem. Mesmo com sotaque, a pronúncia dela é impecável”, destaca.
Segundo o professor, Fernanda mostra que ter sotaque não é um obstáculo para ser entendido e admirado por pessoas de outra nacionalidade. Coelho ainda aponta que a atriz tem o que se chama de em inglês de 'a good command of the language', que é o domínio da língua com fluidez e confiança.
“Ela conjuga os verbos corretamente, usa estruturas gramaticais complexas, e demonstra um grande conhecimento da língua inglesa”, reforça.
Outro apontamento é de que a artista premiada transmite profundidade que tem, mesmo não tendo o inglês como língua nativa, sem se perder em traduções literais ou possíveis inseguranças.
“Ela também tem o que a gente chama em inglês de 'poise', que é uma elegância combinada a uma autoconfiança, um equilíbrio, ela fala o inglês com muita classe, com muita desenvoltura.”
Para ele, Fernanda é um exemplo a ser seguido por quem está aprendendo inglês, mostrando que a língua não precisa ser falada como a de um nativo, basta se comunicar com precisão e autenticidade. “O que ela faz divinamente. Nota dez, Fernanda, e parabéns pelo seu Globo de Ouro”, finaliza.