Já estão liberados desde segunda-feira, 20, para consulta os resultados e a lista de convocação para matrícula - primeira chamada - do Provão Paulista Seriado. A divulgação da aprovação é individual e cada estudante pode verificar sua situação por meio do acesso ao portal. .
Os alunos que concluíram o terceiro ano do ensino médio nas redes estaduais e municipais de São Paulo devem acessar o portal com nome e o RA, que é o registro do aluno. Já os estudantes de outras redes devem fornecer nome e também o CPF.
Conforme o governo de São Paulo, são garantidas mais de 15 mil vagas diretas ao ensino superior para alunos da rede pública por meio do programa, sendo 7,6 mil delas para alunos que ingressarão nos cursos superiores no primeiro semestre na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs).
Destaque para o curso de Psicologia na USP
Entre os cursos disponíveis pelo Provão Paulista, a Psicologia na USP no câmpus de São Paulo esteve no topo entre os mais concorridos na melhor universidade do País, com um total de 786,4 candidatos por vaga. Na sequência, o curso de Fisioterapia no mesmo câmpus registrou 618,7 candidatos por vaga, conforme a Secretaria de Estado da Educação.
Na Unesp, o curso mais procurado foi o de Administração em Jaboticabal, com 478,8 candidatos por vaga. Na Unicamp, a área mais disputada foi Arquitetura e Urbanismo com 514,7 candidatos por vaga.
Nas Fatecs, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas também esteve entre os mais buscados, com 798,3 candidatos por vaga para o campus de Americana. Esses cursos foram registrados entre as oito opções de cada estudante.
"Conforme edital, as vagas são divididas proporcionalmente e igualitariamente entre alunos da rede estadual de ensino, Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), estudantes de outras redes públicas do País e, ainda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas", afirma a secretaria.
Matrículas - cada instituição tem o seu próprio cronograma
Serão divulgadas três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes. A primeira delas já ocorre junto à divulgação dos resultados.
Cada instituição de ensino superior tem o seu próprio cronograma, além de suas regras para o processo de matrícula. As informações também estão disponíveis no portal do Provão Paulista, assim como o edital do programa. .
Além disso, após as três chamadas unificadas, as instituições conveniadas no Provão Paulista também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores.
Como funciona
O Provão Paulista é o novo vestibular unificado das instituições públicas de ensino superior de São Paulo. É aplicado desde 2023 para alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. Os resultados das provas são cumulativos. A participação no provão é contabilizada a cada ano e, a somatória, necessária para os processos seletivos nas instituições de ensino superior parceiras, conforme o governo estadual.
Estudantes do ensino médio matriculados nas escolas estaduais de São Paulo já estão automaticamente inscritos no Provão Paulista. O mesmo ocorre com alunos das escolas técnicas estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza. Alunos de redes públicas de outros Estados do País também podem participar das provas que são realizadas em São Paulo.
"Apesar de facilitar o ingresso nas universidades paulistas, o Provão Paulista não exclui a possibilidade de os estudantes interessados também participarem das seleções das quatro universidades, como a Fuvest, por exemplo", afirma o governo estadual.