O Dia do Psicomotricista é comemorado em 19 de abril e é importante para processos de aprendizagem. Ele atua na área da educação, saúde, reabilitação e todas as idades. Estímulos psicomotores são fundamentais para melhorar desenvolvimento corporal das crianças e pode contribuir para aprendizado.
No dia 19 de abril é comemorado o Dia do Psicomotricista, um profissional muito importante quando se trata de processos de aprendizagem. Segundo Mara Duarte, neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista e coach educacional, além de diretora do Grupo Rhema Neuroeducação, é a psicomotricidade que integra aspectos motores, emocionais e cognitivos.
“Precisamos considerar que o movimento corporal é uma importante via de expressão, comunicação e desenvolvimento psicológico das crianças”, afirma.
A especialista explica que a atuação do psicomotricista pode abranger diversas áreas, incluindo educação, saúde e reabilitação.
“Seu trabalho é direcionado para pessoas de todas as idades, desde bebês até idosos, podendo ser especialmente benéfico para aqueles com dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais, deficiências físicas ou intelectuais etc.”, diz Mara.
Desenvolvimento corporal
A neuropedagoga ressalta que o psicomotricista trabalha em um campo que ajuda a compreender e melhorar todo desenvolvimento corporal das crianças, o que também interfere no aprendizado.
“Uma criança que levanta da cadeira e sempre tropeça, por exemplo, pode não ser apenas 'desastrada' como alguns chamam. Ela pode não ter tido os estímulos psicomotores necessários. Isso também pode ocorrer com crianças que têm dificuldade na escrita devido a problemas psicomotores”, alerta.
A área de psicomotricidade, de acordo com Mara Duarte, é fundamental para ajudar a alavancar a aprendizagem das crianças através de estratégias práticas.
“São muitas atividades e possibilidades de intervenção que podem ser utilizadas para incluir e transformar a partir das habilidades psicomotoras, como praxia global e fina, lateralidade, tonicidade, equilíbrio, percepção musical, percepção sensorial, percepção espacial e temporal”, afirma.
Cursos específicos
Há diversos cursos voltados ao estudo da psicomotricidade, visando auxiliar os profissionais da área de educação a terem ferramentas atualizadas para trabalhar o campo em sala de aula, ajudando a transformar para melhor a vida das crianças.
“O objetivo é trazer conhecimento ao profissional de educação para que ele possa contar com atividades práticas. Acreditamos que cada professor se torna um agente de transformação quando consegue oferecer às crianças a possibilidade de explorar, descobrir e estimular novas habilidades através da psicomotricidade”, conta ela.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.