Redação da Fuvest vai cobrar novos gêneros textuais para além da dissertação

Instituição que elabora o vestibular da USP também anunciou uma nova tipografia tanto para a prova, com foco em melhorar leitura e concentração dos alunos, quanto para a logo da Fuvest

24 fev 2025 - 16h55
(atualizado às 20h09)
A redação da Fuvest, feita na segunda fase do vestibular da USP, tem um histórico de temas diferentes de outras grandes provas como o Enem.
A redação da Fuvest, feita na segunda fase do vestibular da USP, tem um histórico de temas diferentes de outras grandes provas como o Enem.
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

A Fuvest, principal porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP), foi autorizada a propor outros gêneros textuais na redação para além da dissertação, modelo usado nas últimas décadas pela prova. A instituição ainda estuda qual será o modelo para o vestibular de 2026 e já convocou estudantes interessados a participarem de um simulado em abril, para que tenham a possibilidade de elaborar uma dissertação e outro gênero textual.

O simulado servirá para avaliar o desempenho desses candidatos em outro gênero textual e como a banca de correção se comporta diante de dois modelos, segundo Gustavo Mônaco, diretor-executivo da Fuvest. "No passado, a Fuvest já cobrou outros gêneros textuais e agora nós poderemos cobrar quaisquer dos gêneros textuais, isso é uma mudança significativa", diz Mônaco.

Publicidade

A lista de obras obrigatórias também foi reformulada para o próximo vestibular. Agora, terá apenas obras cujas autoras são mulheres (veja lista abaixo). A lista também deixa de ser exclusivamente de literatura, com, pelo menos, uma obra que não seja de caráter literário.

"A opção pelo destaque no trecho 'Fuv' da palavra 'Fuvest' também não foi por acaso, já que os vestibulandos frequentemente usam o termo 'Fuv' nas redes sociais", explica o professor Gustavo Mônaco, diretor-executivo da instituição.

A mudança de identidade inclui nova tipologia, que será aplicada às peças de comunicação da marca e às provas do vestibular e concursos públicos realizados pela Fuvest.

"Mais do que uma mudança estética, o logotipo reafirma o compromisso com a excelência, transparência e democratização do acesso à educação de qualidade", diz a organização da Fuvest.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se