Oferecimento

Rede estadual de SP amplia duração das aulas e inclui educação financeira

Nova matéria será obrigatória do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental e das duas primeiras séries do Ensino Médio

1 nov 2024 - 14h54
(atualizado às 16h02)
Português e matemática também serão focos
Português e matemática também serão focos
Foto: Portal de Prefeitura

A partir do próximo ano letivo, estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio nas escolas estaduais de São Paulo terão mudanças na carga horária das aulas. Em vez dos tradicionais 45 minutos, as disciplinas passarão a ter 50 minutos de duração, uma mudança que visa aprimorar o aproveitamento do tempo para ensino e aprendizagem. 

De acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), a nova configuração com seis aulas diárias nos períodos matutino e vespertino permitirá ao professor um planejamento mais robusto, além de proporcionar ao aluno mais tempo para absorver os conteúdos.

Publicidade

Essa mudança vai impactar também os horários de saída das escolas: no período da manhã, os alunos deixarão as aulas às 12h20, enquanto os do turno vespertino terão o último sinal às 18h20. Desde 2020, a rede paulista havia adotado um sistema de sete aulas diárias de 45 minutos, mas o ajuste agora coloca o Estado em linha com outras redes de ensino público no país, conforme explicou o secretário da Educação, Renato Feder.

“Com mais tempo, os professores têm a oportunidade de organizar melhor os planos de aula, e os estudantes podem utilizar o tempo extra para realizar as atividades”, afirmou Feder.

Foco em português, matemática e educação financeira

Além da mudança na duração das aulas, o Estado se prepara para uma nova configuração curricular no Ensino Médio, alinhada à Política Nacional do Ensino Médio, sancionada pela lei nº 14.945/2024. Essa adequação aumenta a carga horária total para 2.400 horas de formação geral, além de 600 horas para os chamados itinerários formativos. Com isso, os alunos da 3ª série terão um incremento de 78% no tempo dedicado às aulas de língua portuguesa e de 33% em matemática.

Entre as novidades está também a inclusão de aulas de "orientação de estudos" para reforço em português e matemática no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio, totalizando duas aulas semanais para cada matéria.

Outra mudança inclui a expansão da educação financeira, uma disciplina obrigatória a partir de 2024, que, agora, fará parte do currículo do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental e das duas primeiras séries do Ensino Médio. A matéria é voltada a capacitar os estudantes a administrar melhor suas finanças pessoais e entender conceitos matemáticos aplicados à vida cotidiana.

Publicidade

Calendário Escolar de 2025

A Seduc-SP também divulgou o calendário do ano letivo de 2025. O início das aulas será em 3 de fevereiro, com recesso no meio do ano entre 1º e 20 de julho. O encerramento das atividades está previsto para 9 de dezembro, cumprindo os 200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro de vestibulares, Enem e dicas para a sua carreira!
Ativar notificações